Mini debate: Bibliotecas Abandonadas

20:11 Sofia Trindade 21 Comments



Oi pessoal!
Hoje vim fazer um mini debate com um assunto que eu estava pensando há alguns dias. Há um ano, mais ou menos, eu conheci a biblioteca que tem perto da minha casa. No começo eu não tinha notado, mas depois de um tempo fui conversando com as bibliotecárias e fui descobrindo algumas coisas sobre as bibliotecas.
Como por exemplo o movimento que despencou durante os anos, a falta de apoio e verba do governo e o mais importante: a falta de interesse das pessoas pela leitura.
No começo do blog eu não lia tanto, mas depois descobri a magia dos livros e o blog acabou tendo um lado literário.
Com isso acabou surgindo as parcerias com escritores, editoras e comecei a conhecer os blogs que fazem resenha. Foi ai que comecei a perceber que o abandono das bibliotecas não vem só da comunidade, vem dos leitores também. E quando digo leitores estou querendo dizer todos os tipos de leitores. Leitores blogueiros, leitores escritores e apenas leitores, que leem mas não tem blog ou não escrevem.
Percebi também, que a maioria dos livros que as pessoas leem, geralmente, não tem na biblioteca (são os chamados livros modinhas). Então resolvi colocar o meu ponto de vista sobre essa situação e dar algumas dicas para os três tipos de leitores que citei acima (Claro que todos podem dar sua opinião!).


Por que as bibliotecas estão ficando paradas?
Com a era tecnológica muitas pessoas estão preferindo ler no celular, tablet  ou comprar o livro. Claro que isso acaba dando um empurrãozinho na vida dos leitores, por outro lado os eles trocaram os livros da biblioteca pelos livros digitais ou que podem ser deles. Muitas pessoas não gostam de ler livros da biblioteca, simplesmente, porque o livro não é delas! Sim, eu tinha uma colega da escola que pensava assim.

Outra situação é o alcance das bibliotecas. Como  muitas pessoas vão deixando os livros da biblioteca de lado algumas bibliotecas vão fechando. É ai que entra aquela desculpa: "Ah! Eu não vou em uma biblioteca porque não tem uma perto da minha casa".

Uma dica que eu dei para o Alecio Miari (autor do livro Arkhaika), através de um e-mail, foi  que ele doasse um exemplar do livro para, pelo menos, duas bibliotecas que ele conhecia. No e-mail, eu expliquei o seguinte: Talvez, se o livro ficar na biblioteca tenha um alcance maior do que o autor simplesmente dar um livro para cada blogueiro. Isso ajuda não só na divulgação do livro como também da um apoio para as bibliotecas. Não que um livro só vá mudar toda a situação, mas vamos pensar o seguinte: Eu quero publicar um livro (isso é verdade). Ao invés de publicar na minha página que vou abrir parcerias e dar livros para todos os parceiros porque não publicar que colocou um exemplar em uma biblioteca pública e quem quiser ler é só ir na biblioteca tal? Ou melhor ainda, porque não fazer os dois? Escolha um exemplar para a biblioteca e a outra parte para parcerias e vendas.

Muitas pessoas estão lutando para levantar os livros brasileiros, por que não lutar para levantar as bibliotecas também? Ela guarda livros maravilhosos e foi na biblioteca perto da minha casa que pude conhecer livros maravilhosos e realizar meu sonho que era ler a saga Harry Potter.

Espero que tenham entendido o que eu quis dizer.
E vocês? O que acham das bibliotecas que estão sendo esquecidas?

Você pode ler também

21 comentários:

  1. Olá, achei muito interessante sua ideia sobre doar livros para bibliotecas, como também sua crítica as abandono das mesmas. Não é de hoje que as bibliotecas são pouco valorizadas no Brasil, porém, vem ficando cada vez pior com a chegada da tecnologia e como as informações estão cada vez mais próximas.
    Gostei muito do seu post. Abraços.

    http://umagarotaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá... Tenho minha biblioteca... e as obras que não me fazem mais a cabeça vão pra outras bibliotecas, em geral para as da escola em que dou aulas ou para a Municipal. A tecnologia é a nova biblioteca, cabe mais e muito portátil. Sou a favor. Não tenho fetiche por livros em papel. Kindle é muito melhor mesmo por que mudo o tamanho da letra e brilho de tela e cabe mais obra lá. Mas quem desejar conhecer a minha - fiz um trabalho durante a pós sobre ela - é só acessar este link: https://www.youtube.com/watch?v=d1VkevsS-og até mais

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Nossa, concordo completamente! Por exemplo, eu comecei a pegar livros na biblioteca esse ano (que foi quando comecei a ler de verdade) mas nisso depois de um tempo de blog fiquei sem tempo de ler os livros, fiquei devendo lá e quase morri de vergonha de ir entregar depois e me xingarem, mas aconteceu que foram bem queridos.
    A biblioteca daqui é bem pequena e achar livros novos é difícil, mas adoro os livros de lá, tem muitos bons!
    Adorei a ideia do post, parabéns!
    Beijos
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sofia, vc sempre traz reflexões bem legais pro blog, parabéns!
    Como estudante de biblioteconomia, acho que os problemas com as bibliotecas vem de todos os lados na verdade. Essa ideia que vc deu pro autor foi ótima, acho que funciona muito bem para todos os envolvidos! Eu sempre amei bibliotecas e frequentei e o papel delas na sociedade é muito importante, ainda com o avanço da tecnologia. Acho que as bibliotecas deveriam promover ações para aproximar esses leitores que se afastaram ou a comunidade que não tem msm o hábito de ir na biblioteca. Conheço algumas bibliotecas (principalmente as escolares) que tem esses "livros modinha" e os alunos aproveitam bastante. Eu pessoalmente sempre peguei livros mais velhos na biblioteca msm kk
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também quero estudar biblioteconomia. Na biblioteca aqui perto as vezes tem algumas coisas, mas mesmo assim ninguém vai...

      Excluir
  5. Eu sempre uso bibliotecas publicas e sempre que tenho tempinho eu acabo fazendo trabalhos dentro delas. Tiro um dia da semana para ajudar o pessoal das bibliotecas a organizar os livros, limpar prateleiras e até mesmo selecionar os livros que já não servem mais para nada. Acho ótimo das pessoas usarem e abusarem das bibliotecas e abandonarem os livros da modinha porque sãos os livros presentes das bibliotecas que lhe oferecerá de fato cultura. Geralmente, as bibliotecas publicas tem muitos clássicos e os clássicos são ótimos para te ajudar formar criticas a respeito da literatura e sem contar que são os clássicos que são cobrados no vestibular. Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  6. Sou Isabela Trindade. As bibliotecas apesar das novas tecnologias sobreviverão porque existirá sempre aquele público fiel.Acredito que os bibliotecários seriam os primeiros a buscar incentivos junto aos orgãos competentes pois eles têm em mãos a lista dos livros que não são encontrados no acervo. E poderiam ficar abertos às ideias de jovens leitores como vocês, para repaginar a biblioteca.

    ResponderExcluir
  7. Vamos adotar uma biblioteca carente! Seria uma ótima iniciativa nas comunidades, né?!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  8. isso é verdade, a maioria prefere ler pelo celular, tablet e comprar por vários motivos, pelo tempo, pela grana ou simplesmente pelo o que você falou de sua amiga disse, que o livro não é dela. Eu nunca pensei assim cara kkkk, sempre preferi o livro físico e, comecei o gosto pela leitura através das bibliotecas das escolas que frequentei. Li várias obras literárias brasileiras e estrangeiras, não só livros considerados "chatos" mas, o que mais tinha nas bibliotecas (naquela época) era livro de ficção, romance e magia. Eu simplesmente amava. Na minha cidade tem duas bibliotecas e ambas, não tem esse tipo de livro apenas, livros de pesquisas (português, biologia, matemática etc) então eu ia na da minha escola, toda semana eu pegava um livro novo,o prazo era de uma semana mas, eu sempre lia mais rápido e tinha tempos que de 3 em 3 dias estava lá renovando o papel para pegar mais outro livro.
    Sua ideia sobre os autores (no caso aquele seu parceiro) foi incrível, e acho que se todos fizessem isso, como você disse, ia dar certo sim. Pois as pessoas querem ler mais "livros modinha" (se leitura fosse modinha, o mundo seria bem melhor) então, acho que isso daria muito certo, já imagino as filas de espera das bibliotecas para "alugar" tal livro.

    ∞ visita se quiser ∞ inocentementeingenua.blogspot.com.br ∞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que eu penso. As escolas precisam de mais bibliotecas. A da minha escola por exemplo é "abandonada"...

      Excluir
  9. cara eu fiz um comentário enorme não sei se foi mas... resumindo eu disse que sempre lia em bibliotecas das minhas escolas e sua ideia de autores dar um exemplar ia dar super certo, assim as pessoas tomariam mais gosto para começar a ler.

    (p.s.: eu nao sei se foi mas, eu tinha feito um comentário enorme aqui... parece que deu erro Ç.Ç
    ∞ visita se quiser ∞ inocentementeingenua.blogspot.com.br ∞

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Sofia. faz tempo que não apreço aqui, mas a correria com os livros tá grande, hehehe.
    Pois é, também acho que as bibliotecas estejam esquecidas. Eu cresci dentro das bibliotecas. Foi onde eu aprendi a ler na verdade. Passava horas e horas lá. Mas aos poucos, fui abandonando. As coisas (R$) melhoraram, comprar pela internet por 4,00 ficou mais fácil, os livros digitais estão ai e td isso me afastou. e acho que isso acontece com muita gente. Claro que volta e meia vou a biblioteca para pegar algum livro mais antigo, ou novo e que eu não estou podendo comprar (na biblioteca da minha cidade tem muitos lançamentos).
    Conversei com a menina lá e ela disse que o movimento baixou muito. Uma, duas, no máximo 3 pessoas frequentam. O que é uma pena, já que o acervo é realmente fantástico. E quando eu era mais nova, não tínhamos menos de 100 frequentadores diários. Mas as coisas mudaram.
    Eu acho incrível doar para a biblioteca. foi meu maior orgulho poder doar meu livro para a biblioteca onde aprendi a ler. E quem sabe, mais gente acaba conhecendo não é mesmo?
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bom que você deu um Justa Causa para uma biblioteca! Ficou muito feliz.

      Excluir
  11. Eu amo bibliotecas!!! Eu tenho assim uma crush por bibliotecas! Mas é sem dúvida verdade que muitas estão abandonadas o que é deplorável!
    Aceita afiliação?
    Já sigo aqui, convido-a a seguir meu blog também!!!
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Oii, Sofia! Adorei a questão que você levantou! Acho que com o alcance da internet, nós, blogueiros literários estamos virando quase bibliotecários. Descaso do governo sempre tem, ainda mais em estados menores que realmente não têm uma biblioteca nem uma livraria por perto. Mas acho que o que realmente corrobora para este estado é o próprio desinteresse do público, infelizmente :(
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas ideias!!! E sim, há pouca valorização da literatura clássica, e das bibliotecas também que acabam abandonadas por falta de incentivo e interesse. Uma pena que na minha cidade não tenha uma biblioteca boa em lugar nenhum, e achar livros bons na biblioteca da escola é um desafio.
    Adorei o blog, seguindo já.
    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que nunca vou sair de uma biblioteca rs. Infelizmente muita gente prefere mesmo seus próprios e ebooks, mas eu adoro a biblioteca da minha cidade. A maioria dos livros que resenho são de bibliotecas.
    E isso dos autores doarem um exemplar é uma ideia mega legal. Mais leitores leem e ficam felizes rs.

    Bjs e leituras!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)