Resenha: Diário de Anne Frank

23:33 Luca Alves 8 Comments


Autor: Anne Frank
Ano: 1947
Páginas: 350
Idioma: Português










Resenha: 

Mais um para a categoria chororô da Segunda Guerra Mundial.

Uma das obras mais importantes do século XX, Diário de Anne Frank (nome autoexplicativo), conta a história de Annelies, nascida na Alemanha, de origem judaica e que se refugiou nos Países Baixos da tropa nazista de Adolf Hitler (Eww!!). Teve seu fim aos 15 anos de idade, no ano que a Guerra terminou, em 1945.

No seu diário, encontrado pelo seu pai, o único sobrevivente da família, conta suas experiências  durante esse período desumano. Anne era uma adolescente como qualquer outra; tinha suas paixões, era vaidosa, se preocupava com os estudos e o seu futuro.

O livro é exatamente o diário da Anne, uma forma escolhida por ela para fugir da monotonia que era viver isolada do resto do mundo.  O diário sofreu algumas alterações, gramaticais ou, até mesmo, por questões de privacidade, mas não deixando a sua essência.

Achei o livro maravilhoso, completo e emocionante. Pelas datas é possível saber quando e quais países se associaram aos grupos (Eixo e Aliados). A sensação de aperto (no coração) do ambiente também é frequentemente notável no livro e o final é realmente revoltante.

Sou grato à Anne por essa incrível obra e lamento a cada livro lido sobre o assunto; as mortes (que não foram poucas), as dores provocadas por esse monstro e os danos provocados pós-guerra (medo, dor, sofrimento).

Sobre o assunto: Resenha: O Menino do Pijama Listrado

Nota:

Você pode ler também

8 comentários:

  1. É realmente fantástico esse livro, e deve ser mais fantástico ainda o novo que saiu ano passado, tenho muita curiosidade de ler um dia...

    ResponderExcluir
  2. eu sou completamente louca para ler o Diário de Anne Frank, já li tantas resenhas maravilhas mas, ainda não tive a oportunidade de ler. Acho que irei baixa-lo no celular mesmo se tiver no wattpad ou, se achar em alguma biblioteca ou livraria.Sua resenha foi maravilhosa, adorei como você explicou sobre o livro e o seu ponto de vista sobre. † Inocentemente Ingênua †

    ResponderExcluir
  3. Sou doida pra ler esse livro, adoro os que se passam nessa época já li vários!
    Que bom que gostou e se emocionou!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse livro, mas tenho tanta curiosidade! Muitos amigos dizem ser maravilhoso. Ao menos li o menino do pijama listrado e é possível já amar logo de primeira por livros que contam histórias que de fato aconteceram e com enredos emocionantes, mesmo como um diário propriamente dito de Anne Frank. Lerei em breve!

    http://blogbicicletario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo ler esse livro a muito tempo, só que não o encontro em lugar nenhum. Imagino o quão emocionante deve mesmo ser a história, e o quão desesperador deve ter sido aquele momento. Lindo post, parabéns!
    http://doseujeitoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)