Fiz uma Caixa Postal. O que isso significa?

21:52 Sofia Trindade 15 Comments



Os serviços do Correio vão de mal a pior, isso pelo menos aqui em São Paulo. O carteiro responsável pelas entregas na minha rua quebrou a perna e eles nem se preocuparam em arrumar um substituto. Resultado: Todos os meus livros de parceria atrasaram e estava com uma pequena pilha para ler (e estaria com ela até agora se o Kindle não me salvasse, usei ele para ler os livros pedidos enquanto nada chegava).

Por conseguir fazer parceria com quatro editoras me vi em um abismo onde eu estaria perdida se essa situação não resolvesse imediatamente, então eu que tive que correr atrás do prejuízo indo quase todos os dias no correio pegar coisas atrasadas.

Ano passado a Alice, dona do blog Seguindo o Coelho Branco, me explicou o que era a caixa postal e como tudo funcionava, mas eu só decidi fazer esse ano por conta desses problemas.
Vai fazer um mês (se é que não já fez, sou muito perdida com o tempo, desculpa) que fiz minha caixa postal e foi a melhor coisa que eu já fiz. Mas qual meu objetivo com esse post? Simples, eu quero mostrar para vocês as vantagens de se ter uma caixa postal, principalmente para quem vive com problemas com o correio. Vamos ver?

1- Tempo para pegar as encomendas.
O Correio geralmente realiza três tentativas de entrega, se não houver ninguém para pegar o destinatário é notificado (as vezes) e tem que ir pegar em alguma agência que eles mandam. Na agência em que fiz minha caixa postal o tempo que a encomenda fica guardada é de um mês. Ou seja, não precisa ir todo dia ou semana verificar sua caixa postal, escolha um, ou dois, dias do mês para retirar suas correspondências.

2- Seu bairro é considerado uma bairro de risco?
Se a resposta foi sim eu iria para uma agência amanhã mesmo.
Os Correios não efetuam a entrega domiciliar em algumas cidades, em área rural, logradouros de difícil acesso ou de risco. Para estes casos, os Correios enviam os objetos para uma unidade mais próxima do endereço do destinatário, para que seja realizada a entrega interna.
Um dos meus problemas com o correio foi esse, meu bairro é uma zona de risco. Para vocês terem uma ideia o sedex só entra com uma escolta e os serviços de PAC nem isso. Todas as encomendas que iria receber em fevereiro ficaram presas em agências e se não fosse pelos códigos de rastreio eles voltariam para as editoras. "Ah, mas o que acontece se meu bairro for de risco?" é só ver essa página do correio que eles explicam um pouco.

3- Tempo de serviço e preços.
O Correio oferece várias opções de contrato com a caixa postal. Você pode escolher quantos meses quer ter a caixa e o preço. O tempo é: Semestral; Anual; Bienal. E os preços são: S:40,00; A:75,00; B:150,00. Eu recomendo que para teste você escolha o serviço semestral, depois se gostar do serviço renove para um anual ou até mesmo bienal. Lembrando que você paga apenas uma vez o contrato, não é todo mês que paga.

Como fazer e como funciona:
Fazer uma caixa postal é mais simples do que parece. Basta levar uma cópia e o original do seu RG, CPF e comprovante de residência. Se você for menor de idade vai precisar de mais algumas coisas (Ver aqui).
Tudo que eu for receber vai para minha caixa? Não, só irá se você mandar para lá.
Exemplo: Fiz uma compra na net. Se eu colocar o endereço da minha casa, mesmo tendo uma caixa postal, a encomenda virá para minha casa. Para que o objeto vá para a caixa postal você deve colocar o número da caixa e o endereço da agência em que ela foi feita. Não entendeu? É só ver a imagem da Pocahontas que coloquei no final do post. Qualquer coisa que me mandarem da forma que está na imagem irá para minha caixa postal.

A única desvantagem de ter uma caixa é que você tem que ir na agência. Isso muda muito se você tiver problemas como eu ou morar bem perto de uma agência, mas você fica totalmente despreocupado com as coisas, pois sabe que terá um bom tempo para pega-las e não tem aquela preocupação do objeto voltar para o remetente.

A caixa postal é recomendada para: quem não tem tempo e/ou mora sozinho e por isso não tem como atender o carteiro, blogueiros com muitas parcerias, pessoas que moram em bairros de risco (você pode verificar no site se eles entram no seu bairro pelo site). Não recomendaria muito se você não se encaixa nas características acima. Se o serviço é normal onde você mora não tem o porquê fazer a caixa postal, não é?

Finalizo o post de hoje com a imagem fofinha do meu endereço de caixa postal. Quem quiser trocar cartas comigo fique a vontade! Responderei com todo carinho.



Você pode ler também

15 comentários:

  1. mana uma caixa postal é a melhor coisa mesmo <3 adoro
    fico feliz que esteja gostando!!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Tanks por recomendar kkkk ela está salvando minha vida.

      Excluir
  2. Concordo contigo quanto ao serviço dos correios.
    Achei seu post muito útil.
    Parabéns.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oioi!
    Que bacana que vc conseguiu parcerias e logo pensou no correios, pq realmente as vezes os livros nao chegam.
    Eu nao tenho problemas com isso e nao sabia como funcionava uma caixa postal, mto bom o post!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Eu tmb não tinha problemas, mas esse ano começou.
      bjs, bjs

      Excluir
  4. Olá :D
    Na minha antiga cidade eu usava a caixa postal da minha tia e pelo menos três vezes na semana ia pegar correspondência <3 Amava haha
    Era também uma necessidade pois quase nunca estava no meu apartamento durante o horário de entrega, então, minhas encomendas iram voltar :/
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nessas horas que somos salvos pela caixa postal.
      bjs, Eli.

      Excluir
  5. Oi querida,

    Sabe que eu sempre tive uma curiosidade em saber como funcionava a caixa postal?...rs. Bem eu nunca tive problemas para receber encomendas (tbm não recebo muitas...rs), mas achei super válida a informação.
    Obrigada, abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Obrigada pela explicação, não sabia de algumas coisas!
    Eu já quis muito ter uma, mas como me mudo de cidade com frequência por trabalho, não tem como! Uma pena, pois tb detesto me preocupar com o que pode voltar...

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  7. eu comprei algumas coisinhas no aliexpress que o correio não aceitava minha compra :( fiquei puta com os correios, mas achei muito útil e interessante este post <3
    http://fallingflowersofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. E o prêmio de melhor post vai para...VOCÊ!
    Eu ando seriamente em pagar um plano semestral pra mim. Meu amigo para o plano anual e meu Deus...é a única saída porque olha...tá fogo viu!
    Adorei seu post, é uma dica ótima e você explicou tudo direitinho.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu tenho vontade de criar uma caixa postal também, acho bem mais seguro para por no blog e disponibilizar para autores e editoras.
    Mas ao mesmo tempo fico em dúvida, pois acho meio caro para ter um serviço tão precário que é os correios.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    E concordo com o Rodrigo, o prêmio de melhor post vai para você hihi. Eu adorei o post, mas para mim uma caixa postal não funcionaria muito, não venho recebendo nada a um tempo e as parcerias estão cada vez mais difíceis hihi.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sofia, boa ideia a sua de fazer caixa postal com certeza ia atrasar muito sua vida sem as encomendas.
    Adorei a explicação e fiquei com vontade de fazer uma também. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)