Resenha: O Mensageiro

19:01 Sofia Trindade 9 Comments


 O MensageiroAutora: Lois Lowry
Ano: 2016 / Páginas: 160
Editora: Arqueiro
Nota:

Sinopse: Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.
Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.
Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.
Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem. 
 Resenha: Aguardando ansiosamente a continuação da série intitulada O Doador de Memórias, de Lois Lowry, não pensei duas vezes em solicitar O Mensageiro e fiquei imensamente feliz ao saber que finalmente a Editora Arqueiro publicou o terceiro e penúltimo livro da série.

Como nos primeiros dois livros em O Mensageiro nós temos uma mudança de ambiente e personagem. Dessa vez o personagem escolhido para acompanharmos foi Matty. Um caipira simples que foi morar no Vilarejo, um lugar que poderia ser bem melhor do que sua antiga casa, onde apanhava constantemente de sua mãe e passava por algumas necessidades. Matty foi acolhido por Vidente, um homem que conhecemos vagamente no segundo livro, mas que acabou se tornando importante para Matty e a história.

Nesse Vilarejo tudo é muito diferente de outras sociedades no mundo. No Vilarejo todo fugitivo é aceito de bom grado e portas abertas. O lugar se tornava um novo lar para quem sofria e precisava de um recomeço. Porém tudo isso esta prestes a acabar, pois algo que nem Matty e Vidente compreendem muito bem o que é está acontecendo no Vilarejo. Os moradores do lugar estão se transformando e deixando novos sentimentos os possuírem. Por conta disso muitos deles desejam que as fronteiras, que antes possibilitava a passagem de novos moradores, sejam fechadas. Com isso o garoto recebe a missão de ser o mensageiro que irá colocar avisos na floresta para os fugitivos saberem que as portas do Vilarejo estão fechadas e buscar Kira, a filha de Vidente que prometeu se unir ao pai quando fosse a hora certa.

Sendo suspeita para falar de qualquer livro da autora, pois amo demais sua forma de escrever e mexer com a cabeça do leitor, recebi mais um livro de Lois de braços abertos e tudo que encontrei foi sua fórmula impactante de traduzir criticas necessárias com uma história um pouco estranha, mas que consegue deixar uma marca profunda em todos que a leem.

Como foi dito anteriormente em cada livro a autora mostra uma sociedade diferente com o foco em um personagem diferente. Matty aparece como co-adjuvante no segundo livro junto com Kira, mas ganha seu próprio espaço em O Mensageiro. O menino demonstra a todo momento sua evolução e amadurecimento e isso pode ser notado principalmente por seu sotaque que foi perdido. Isso acabou sendo um ponto que me incomodou um pouco, pois amava o sotaque de Matty. Era uma coisa muito legal de ler e imaginar aquele pequeno caipira com seu linguajar próprio. Assim como nos primeiros dois livros os outros personagens não tem um aprofundamento tão grande de forma que temos um contato maior somente com Matty.

Mesmo não explicando algumas coisas a autora tem sempre uma forma diferente de manusear e escrever cada palavra e é isso que me deixa totalmente absorvida em cada página. Incluindo seus mistérios e elementos surpresas de sempre Lowry escreveu mais um livro intrigante que nos deixa curiosos e ansiando por explicações que parecem estar mais perto a cada minuto. Nem será necessário narrar minha ansiedade em ter em minhas mãos a conclusão da série. Tudo que desejo no momento é que a Arqueiro publique o último livro para que finalmente todas minhas expectativas para com o final sejam, eu espero, resolvidas.

Resenha realizada em parceria com a Editora Arqueiro.


Você pode ler também

9 comentários:

  1. Oii,
    Eu até hoje não li "O Doador de memórias, mas adorei a historia desse. Já quero ler o primeiro e depois esse :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Sofia, como vai?
    Eu apenas assisti ao filme o doador de memórias e confesso que percebo que o livro parece dar de 10 ao filme não é? Está na minha listinha, e este livro que tu resenhastes também se enquadra nisso, quero ler sim. parabéns pela resenha, dica anotada.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa que empolgante sua resenha, eu já vi o filme, mas confesso que não sabia que a história tinha uma continuação, o filme não me captou tanto a atenção, mas que bom que gostou do livro e espero que o próximo seja tão bom quanto esse. Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Apesar já ter ouvido muito falar, ainda não vi o filme e nem li os livros. Tenho muita vontade de ler, mas a pilha aqui ainda está bem grande (e não tem previsão de ficar vazia rsrs). Parabéns pela resenha :)
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  5. Descobri há pouco tempo isso de cada livro mostrar uma sociedade diferente com foco em um personagem diferente. Como só li o primeiro, sinceramente não sei o que pensar a esse respeito. Amei O doador de memórias, só que decidi aguardar a publicação de todos os volumes para ler o restante. Tomara que o último livro saia logo!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie
    eu não li mas vi o filme do primeiro e sinceramente não gostei nada, tanto que desanimei pra ler o livro e provavelmente não lerei, mesmo assim, bem legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia.
    Ainda não li nenhum dos livros, mas tenho vontade, ainda mais depois que vi o filme que gostei. Ja estão na minha lista de desejados.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, mesmo com seu entusiasmo, eu não tenho muita vontade de ler os livros, não sei se um dia terei vontade de lê-los, mas que o último livro feche a história com chave de ouro.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Li um livro desse autor e infelizmente não foi uma leitura que me agradou e não tenho a intensão de dar mais uma chance ao autor.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)