Resenha | Arena 13 de Joseph Delaney

02:40 Sofia Trindade 12 Comments


Resultado de imagem para arena 13
Autor: Joseph Delaney / Ano: 2016 / Páginas: 320 / Editora: Bertrand Brasil / Nota: 4/5
Sinopse: Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.
Sou muito fã do trabalho de Joseph Delaney, então tentem imaginar minha felicidade ao saber que a Bertrand Brasil, editora parceira do blog, ia publicar mais uma série do meu querido autor. Fiquei com muito medo de realizar a leitura, admito. Já vi alguns casos de leitores que se decepcionaram com seus autores favoritos e o medo de que essa situação acontecesse agora me dominou. Depois de finalizar a leitura tentei pensar um pouco no conteúdo absorvido, e até agora não sei muito bem o que dizer sobre o que achei no livro.

Leif é órfão. O menino perdeu a mãe em um trágico sacrifício que foi obrigada a fazer para proteger sua família de um ser horrível. Não resistindo a dor de perder sua esposa, o pai de Leif se matou um tempo depois, deixando-o sozinho e por conta própria. Desde então Leif tem um sonho ambicioso de se vingar de Hob, o ser que matou sua mãe e consequentemente destruiu sua família. Para isso, Leif terá que tentar a sorte e demonstrar seus talentos como um lutador da Arena 13, o local de lutas mais famoso que ele conhece e que seu maior inimigo ousa em aparecer algumas vezes para atormentar os lutadores. Contando com a ajuda de seu treinador, o menino precisa vencer diversos oponentes para chegar a fase mais cobiçada entre os homens. E é lá que ele irá se vingar. Na Arena 13.

Quando se trata de fantasia e terror a primeira coisa que vem a minha mente é citar Delaney. Para quem ainda não conhece, o autor é um mestre em desenvolver histórias sombrias, com uma carga maravilhosa de medo, seres fantásticos e sangue para um publico mais juvenil. Arena 13 tem praticamente esses tópicos em sua proposta, mas é com um grande pesar em meu coração que venho dizer que isso não foi incrivelmente desenvolvido como já li em outros livros do autor.

O leitura é muito fácil. Cheguei na metade do livro em algumas horas, mesmo assim algumas coisas me incomodaram demais durante a leitura. A primeira delas foi a ambientação da história, não senti tanta firmeza em alguns detalhes descritos e algumas vezes me sentia perdida e não sabia muito bem o que imaginar na minha cabeça. A segunda foi o espaço em que alguns fatos ocorrem no enredo, por ser um livro grande já imaginei que pelo menos metade da história fosse desenvolvida nesse primeiro livro e fiquei muito surpresa ao ver que nem o começo dela tinha sido contada. A terceira foi a proposta imensa que o conjunto principal da obra, (capa, sinopse e título), nos apresentam algo estupendo e incrível logo nesse início da trilogia.

O livro acaba sem um final exato quando muita coisa poderia ser desenvolvida. Esse final me deu uma sensação de não ter concluído a leitura e que algo ficou para trás. O que eu esperava era algo mais sangrento, desenvolvido e que Leif tivesse vivido uma grande parte do que foi proposto em sua trajetória.

Joseph tem uma escrita que me satisfaz em vários aspectos, e isso sempre contribui para a nota positiva que dou. Não foi o melhor livro que já li dele, mas Arena 13 foi bom em vários momentos, mesmo contendo seus altos e baixos.

O autor sempre coloca uma personagem feminina forte e determinada em suas histórias, mas infelizmente elas sempre são secundárias e não têm tanto espaço assim. Pude sentir que nessa trilogia teremos algumas mudanças em alguns pensamentos presentes, principalmente sobre alguns direitos femininos, e eu espero que no terceiro livro essa sensação seja concretizada e o autor dê um espaço maior para elas.

Arena 13 não foi o esplendido livro de Joseph Delaney que teria me conquistado na época em que o conheci, mas foi uma leitura boa, que só precisava de um pouco mais de potencial do autor, que eu sei que ele tem. Não deixo de recomendar a leitura, pois acredito que ela possa satisfazer alguns leitores e que também a trilogia irá ganhar um pouco mais de poder.

Resenha feita em parceria com o Grupo Editorial Record.

Você pode ler também

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu sou louca para ler esse livro!
    Gosto bastante da premissa, nunca li nada do autor, mas fico feliz de saber que a escrita dele é muito boa.
    Uma pena que o livro não tenha te agradado tanto em termos de ambientação, acho que esse é um ponto que faz total diferença. Espero que isso melhore nos outros livros!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sofia, como vai?
    Menina cada vez que entro no seu blog ele tá cada dia mais lindão <3 confesso que dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, nem a premissa, mas a sua resenha ficou ótima.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Então, não gosto do gênero e a premissa tambem não me atraiu muito, então dessa vez eu passo a dica mesmo sua resenha estando maravilhosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. não conhecia essa trilogia mas pela premissa até achei interessante,o problema foi a questão de desenvolvimento da narrativa que me desanimou um pouco pra fazer a leitura, pelos pontos negativos que vc apontou...
    de qualquer forma, anotei a dica, pode ser que eu mude de ideia e leia assim que possível...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já vi algumas críticas acerca da obra e muitas pessoas relataram ter ficado da mesma forma que você ao terminar de ler a trama: parecendo que algo ficou para trás e que a leitura não parece estar completa.
    Ainda não li nada do autor, mas tenho muita curiosidade. Esse livro me lembrou vagamente Jogos Vorazes!
    Gosto do gênero e vou esperar todos os livros da trilogia serem lançados para começar a leitura.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie
    não sei se conhecia a obra mas parece ser bem interessante e ter um enredo rico, não é meu estilo e o que curto no momento mas mesmo assim ótimo post e boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu li uma outra resenha desse livro e fazendo um comprativo da resenha que li com a tua, fiquei com a impressão, posso estar enganada, que faltou mais originalidade para desenvolvimento do enredo.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Tenho vontade de ler esse livro, fico curiosa pela saga de Leif em sua vingança, porém agora fiquei um pouco receosa por saber que a história termina sem muito desenvolvimento. Vou esperar mais um pouco.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Não conhecia o livro e não tenho certeza se já li algum livro desse autor.
    Geralmente os livros quando são trilogias, o autor tende a dar uma certa enrolada. Não que isso seja bom, mas eu já espero por isso kkkk
    Espero que no final a trilogia te agrade como um todo. Fiquei curiosa para ler e saber como vai terminar a saga de Leif.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Tô Desejando o livro a um tempo, mesmo que o enredo seja um poui clichê. Acredito que obras assim nos fazem relaxar. Como fiz uma compra de vários livros esse vai esperar.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia, tudo bem? Ainda não conhecia o autor e nem o livro. Confesso que quando li sobre ambiente sombrio, fiquei com frio na barriga, eu sou bem medrosa para ler alguns livros. Inclusive estou até hoje curiosa para ler Crianças peculiares mas ainda não consegui rs Gostei muito da sua resenha, muito bem escrita. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Eu tenho muita vontade de ler os livros desse autor, quem sabe não é a hora de conferir a escrita dele. Nova série é sempre bom né.
    A trama me interessou bastante, essa mistura de fantasia e terror é algo que chama muito a minha atenção. Mesmo com os pontos negativos citados eu ainda fiquei com vontade de ler esse livro.
    A capa está linda.
    Beijão!

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)