Dom Casmurro-Machado de Assis

21:31 Sofia Trindade 2 Comments


Olá gente,vocês já leram Dom Casmurro?É um romance escrito por Machado de Assis,foi escrito em 1889.É muito bom,eu amei,posso dizer que foi um dos melhores livros da literatura brasileira que eu já li.A globo fez a minissérie,em 2008,chamada ''capitu''.A produção foi uma homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis.Na minha opinião,essa minissérie não foi legal e não se parece muito com o livro,mas há quem goste né,mas leiam o livro é muito bom.Bom vamos a  resenha :)

  Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Foi escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior. Completa a "trilogia realista" de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, tendo sido esses dois escritos primeiramente em folhetins.
  Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça Otelo de Shakespeare.




Você pode ler também

2 comentários:

  1. Já li esse livro e gostei bastante. Apesar de ser um livro antigo, a história é bem atual. Eu recomendo! :)

    docegllamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hm, legal. Não sabia que a minissérie Capitu foi um novo nome para essa história. Apesar de nunca ter ouvido falar, deve ser bom, porque adoro romance :) bjs

    http://misssindependente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)