Resenha: Feios

23:13 Sofia Trindade 14 Comments


Feios
Livro no Skoob: WWW
Livro: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Ano: 2014 / Páginas: 400
Editora: Galera Record
Nota:

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.
Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre. 

Resenha: Iniciei a leitura de Feios com uma expectativa lá no pé por conta das resenhas que li sobre ele. Acabou que talvez por falta dessa expectativa o livro acabou me agradando muito e a leitura foi bem mais rápido do que pensei que seria.

No mundo em que Tally vive todos que completam dezesseis anos virão perfeitos. Os perfeitos são adolescentes que passam por inúmeras cirurgias plasticas para ter o padrão de beleza que a sociedade aceita. Tally está muito ansiosa para que sua cirurgia aconteça, pois assim ela finalmente vai deixar de ser feia e poderá se juntar ao seu amigo que se transformou meses antes. Se tornando perfeita, além da transformação Tally poderia morar na Vila Perfeita, participar de todas as festas e ter todos os privilégios que os feios não tinham.


Quando estava chegando os dias do tão aguardado sonho da garota, Tally conhece de forma especial Shay, uma feia que tem o sonho de fugir e continuar sendo feia. As duas se tornam muito amigas, mesmo com sonhos diferentes. Quando Shay propõe que as duas fujam para a liberdade da perfeição Tally recusa na hora deixando a amiga ir sozinha seguir seu sonho. O que Tally não esperava é que as autoridades barrassem seu sonho de ser perfeita e fizessem uma condição terrível: Encontrar Shay e revelar para onde os feios iam quando fugiam. Agora Tally precisa decidir de forma rápida o que quer: Continuar sendo eternamente feia ou entregar o segredo que sua amiga lhe confiou com tanto carinho.

O livro possui uma temática muito boa de ser explorada, uma distopia que envolve padrões de beleza e uma critica dura ao que a sociedade pode se tornar um dia. Anos depois dos humanos terem detonado o mundo com suas experiências cientificas, a solução que eles encontraram foram manter um mundo perfeito onde todos eram praticamente iguais para evitar brigas e guerras como acontecia no mundo antigo.

Questões como nunca mais ocorrer guerras, todos vivendo em união ou um governo autoritário que domina a população são muito comuns em livros de distopia, então ver que o autor fugiu ao máximo desses temas e focou em algo diferente acabou sendo uma novidade que foi bem recebida por mim. Não que algumas dessas questões citadas ficaram de fora da história, mas em uma grande parte isso não era o principal.

Scott Westerfeld tem uma escrita simples de inicio, então o livro é conduzido de forma rápida, mesmo assim não consegui me apegar tanto a sua escrita. No começo achei que o autor se embaraçava muito, jogava informações no momento errado e escrevia coisas um pouco desnecessárias, mas depois eu fui vendo sua evolução ao longo da história. O ponto positivo foi a forma que o autor soube criar algo novo dentro do velho e fazer criticas muito importantes e necessárias. (adoro livros críticos, sou a rainha das críticas!).

Feios não foi um livro arrebatador que me impactou e se tornou o melhor livro que já li na minha vida, mesmo assim foi uma leitura que me satisfez, me deixou curiosa para continuar lendo a série e me deu uma sensação muito boa ao completar a leitura. A única coisa que eu espero é que o autor foque um pouco mais na mudança de sentimentos e ideias dos personagens, pois lendo algumas cenas pude ver que, como em algumas sociedades distópicas, tudo que os feios precisavam era de alguém que os amasse e dissessem o quanto eles são bonitos por suas verdadeira qualidades.
Resenha feita em parceria com a Editora Galera

Você pode ler também

14 comentários:

  1. Hey, Sofia!

    Quando esse livro foi lançado há alguns anos, eu já não tive a curiosidade de lê-lo. E mesmo depois de tantas pessoas falando tão bem sobre ele e a sequência, ainda continuo sem vontade... rs
    Quem sabe um dia?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante, achei bem legal essa linha entre O mundo distópico e o mundo atual. Eu com certeza leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho amigos que elogiam bastante essa série.
    Gosto muito de distopias e acho a premissa desse livro bem original.
    Acho muito bacana que o livro aborde padrões de beleza e explore essa crítica a sociedade. Foge do que encontramos na maioria das distopias.
    Adorei sua resenha e sem dúvidas quero ler essa obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiii.
    Linda essa capa de Feios, bem melhor que a outra. Sei que é uma história maravilhosa apesar dos pesares e ja esta na minha lista há algum tempo.
    Adorei o post, parabéns.
    Bjs Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Tenho esse livro aqui há anos, já o peguei pra ler várias vezes e sempre o largo.
    Ele ainda não me desperta o interesse, mesmo com sua ótima resenha. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    A leitura pode ser rápida mas o enredo é bem intrigante. Essa busca pelo corpo pelo rosto perfeito! Deve ser por isso que vc amou a leitura! Já quero

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sofia!
    Eu amo distopias e não vejo a hora de ler esse livro! Adorei a tua resenha.
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sofia. Tudo bem?
    Eu comprei os quatros livros da série (com a capa antiga), mas ainda nao consegui ler. Eu acho a premissa de Feios incrível e quero ler logo, mas não sei se vou conseguir fazer isso esse ano. Adorei a capa nova.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu li todos os 4 livros da coleção e n gostei muito. Mas explico! a premissa é ótima, ele tentou fazer uma crítica em forma de distopia e a ideia funciona neste primeiro livro, e tb no segundo, mas a forma como tudo foi conduzido no 3º volume, acho que ele se perdeu no meio do caminho, tentou causar mais polêmica em cima de outras polêmicas. P mim, n deu certo. Mas cada um tem um gosto. P vc pode dar muito certo. Leia e descubra!

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Eu adoro esse livro. Para mim é o melhor da série. Tudo é bem explicado nos outros. Não recomendo ler o 4 livro. Haha
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto resenha do livro antes e super me interessou. Adorei a sua, a opinião foi um pouco diferente, mas mesmo assim não desfez a curiosidade pela obra.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá
    muito legal sua resenha, sempre ouço elogios sobre a série e já tentei ler o primeiro mas a leitura não me prendeu, mesmo assim, adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Feios foi uma das primeiras trilogias que comprei e já faz uns 2 anos que tenho e ainda não li e assim como você apesar de ter lido várias resenhas negativas e de ter ouvido vários comentários ruins, acho que vou gostar da história (e eu realmente espero), porque a premissa é muito interessante. Ainda quero ler Feios esse ano, tomara que seja uma leitura agradável.
    Abraços, Carlos.

    http://triplicenerd.blogspot.com.br/
    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu tenho a primeira edição, mas como ficou faltando os demais livros, eu não quis iniciar a leitura sem tê-los por completo. Que bom que você gostou, vi resenhas com gostos divididos.
    Mas, não me abalo com isso, no final, a minha opinião é que vale mais. ^^
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)