Como perder o preconceito com livros brasileiros

20:17 Sofia Trindade 14 Comments


Oi Pessoal!
Hoje vim dar algumas dicas para aquelas pessoas que tem preconceito com os livros brasileiros. Para quem não sabe até uns dois anos atrás eu também tinha esse preconceito, mas acabei abrindo os olhos e deixei isso de lado. O resultado? Conheci livros maravilhosos e que hoje estão na minha lista de favoritos.
Vamos lá?

Escolha o livro certo.
Existem vários tipos de livro brasileiro. Principalmente agora que novos escritores estão surgindo. Não adianta ler um livro de aventura, sendo que você não gosta de aventura e dizer que o livro é chato. Talvez o livro não seja chato, você que não escolheu o livro do seu gosto.

Não consegue ler os antigos? Leia os atuais!
Eu entendo que é complicado ler livros antigos, principalmente por causa das palavras do tempo do ronca, mas hoje em dia temos tantos escritores com uma linguagem mais fácil que a leitura flutua nos nossos olhos.

A Professora obrigou a ler? Então dê outra chance fora da escola.
A minha ex professora de literatura tentou ler um livro pra gente e foi muito chato porque dava muito sono. Mesmo assim minha amiga deu uma chance, leu fora da escola e adorou o livro. Ela até me recomendou e disse que não dava o sono que a voz da professora nos dava.

Se possível converse com o autor ou leia alguma entrevista dele.
Uma das coisas que eu aprendi a entender foi o lado do autor. É conversando com eles que você sente o quanto é difícil escrever um livro, publicar e divulgar. Sem contar que é maravilhoso bater um papo com alguém que escreveu um livro que você vai ler.

Não é só porque você leu um e não gostou que os outros sejam ruins.
Isso já aconteceu comigo. Eu li "A marca de uma lágrima" do Pedro Bandeira e não gostei tanto. Nem por isso deixei de ler outros livros brasileiros, e li livros que eu amei. Como por exemplo: "Gabriela" e "Capitães da Areia" de Jorge Amado e agora estou lendo "Arkhaika" do Alecio Miari.

Então é isso pessoal. Aos poucos eu vou desenvolvendo mais dicas. Espero que vocês tenham entendido o propósito da postagem. Em breve farei uma lista com os livros brasileiros que já li, assim fica mais fácil para quem vai ter uma nova experiência. Deem uma chance para os livros brasileiros. Os escritores e a literatura brasileira agradecem.

Até a próxima.
Bjs Bjs.

Você pode ler também

14 comentários:

  1. Antes eu tinha um certo preconceito com livros brasileiros mas depois de ler alguns e ver resenhas sobre outros que ainda estou doido pra ler, já não faz muita diferença se o autro é brasileiro ou gringo, heheh :))

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas!
    É importante ter mente aberta e encarar o livros!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Sofia
    Eu lia pouquíssima literatura nacional, mas sempre lia algo vez ou outra. Comecei a ler nacionais realmente graças aos autores parceiros do blog. Ano passado, 50% de minhas leituras foram de autores nacionais e esse ano está indo pelo mesmo caminho. Ainda não li os grandes clássicos, embora seja louca para ler Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  4. Oi So. Adorei a sua postagem e achei as dicas super válidas. Nossa literatura só cresce e sempre tem algo novo e muito bom por aí :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gih! Graças a Deus os escritores estão conseguindo crescer.

      Excluir
  5. Os livros nacionais estão cada vez melhores *0* EU AMO NACIONAIS <3
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sofia!
    Obrigada pela visita e comentário no Minhas Literariedades! :D

    Adorei a postagem! Acho lindo quem incentiva a leitura dos autores nacionais.
    Eu ando lendo muitos deles - desde os clássicos até os mais jovens - e, como alguém formada em Letras, amo.
    Sobre ler entrevistas com o autor, agora com o youtube tudo fica muito mais fácil, não?
    A tecnologia a serviço do leitor!

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Minhas Literariedades
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sofia!

    Realmente preciso levar em consideração tudo o que você disse. Na verdade, quase nem conheço nenhuma obra contemporânea, quanto aos clássicos, tenho dificuldade com eles.

    Beijos,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive preconceitos com livros brasileiros mas eu também nunca lia por falta de conhecer os livros brasileiros. Muitas pessoas só falam de livros estrangeiros e os brasileiros eu só ouvia na escola e por esse fato eu achava um saco e não lia.
    Hoje estou lendo mais livros brasileiros (até os livros que a escola dava) e estou gostando muito. Um deles que eu me apaixonei foi Capitães de Areia, eu pensei que seria um livro chato mas me surpreendi.
    Nos temos que valorizar mais a literatura do nosso país!

    www.negadafoto.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana sua posição! Também penso que temos que valorizar nossos escritores. A Literatura Bradileira tem muitas obras interessantes!


    Lindo blog!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)