Um Projeto que Pode Mudar Vidas

01:04 Sofia Trindade 16 Comments


Oi Pessoal!
Hoje vim mostrar para vocês um projeto maravilhoso que eu conheci.
Eu estava navegando pelos grupos do Facebook quando vi uma postagem de uma blogueira divulgando o projeto de uma amiga. Esse projeto me chamou a atenção por ser bem diferente dos que eu já vi. Vou explicar o porquê.

Quem teve a iniciativa de criar o projeto foi a Vanessa Moura e tenho que admitir foi uma atitude incrível. A Vanessa quer criar uma biblioteca dentro de uma penitenciária. Isso mesmo que vocês leram, ela teve a ideia de levar a leitura até os detentos criando uma biblioteca.

Sobre a ideia da "biblioteca" na penitenciária. Digo a "biblioteca" entre aspas porque inicialmente meu projeto era uma biblioteca meio improvisada, uma estante em cada pavilhão com uma quantidade de obras, mas como, infelizmente, seria um pouco demorado e até complicado pra adquirir as estantes, vamos começar com o sistema de empréstimo de livros, como nas bibliotecas. Cada detento pega um livro e tem o prazo máximo de um mês pra ler e devolver, ao final faremos rodas de conversa sobre os livros lidos (até pra não ficar só aquele ler por ler e pra criar uma forma de socializar o que foi aprendido nos livros, o que eles mais gostaram da história, se indicam e coisas desse tipo). Não sei se você conhece o projeto de remição pela leitura que garante a remição de alguns dias de pena mediante a leitura e confecção de uma resenha sobre a obra lida). Isso existe, é garantido por lei e já está sendo implantado em alguns estados do país. Lá ainda não vamos trabalhar com a ideia da remição, mas como uma ferramenta de ressocialização mesmo, de tirar os detentos da ociosidade e proporcionar novos olhares e novos mundos através da leitura.
Mas não para por ai. 
 O projeto já tá em andamento, inclusive. Já começamos em alguns pavilhões com livros que eu catei aqui em casa e minha madrinha também doou alguns. Já tô com lista de alguns presos que querem participar também, só que não tem mais livro. Tô esperando agora pelas doações. [...]  O projeto já começou em 5 dos 8 pavilhões da penitenciária. Já temos 55 leitores, número relativamente pequeno, mas acredito que ainda vai crescer bastante. 
Como podemos ajudar? 
Então pessoal, por ser um trabalho voluntário a Vanessa vai precisar um pouco da nossa ajuda. Sabe aquele livro parado na sua estante? Que você leu e quer passar pra frente? Então! É assim que você pode ajudar. Doando um livro para o projeto. Se não tem como enviar o livro divulgue nas redes sociais ou fale com seus amigos colecionadores de livros.

O nome escolhido para o projeto foi Leitura Livre. Achei o nome super legal pois a leitura tem o poder de nos libertar seja em qualquer situação.
Separei esse trechinho da nossa conversa só para vocês verem como a leitura pode sim mudar um ambiente.

A coisa mais linda do mundo que tá acontecendo é que tem um preso que tá doando livros também. Ele é coordenador na ala que está e já fez doação de dois livros. Já teve a roda de conversa com esse grupo da ala dele, que é bem pequeno, mas foi lindo! A gente fez ao ar livre, aproveitando que eles estavam no banho de sol e que estavam num lugar diferente e foi lindo. Eles falaram sobre os livros que leram e fizeram até paralelo entre a leitura e a realidade deles lá.
Um pouco mais sobre o projeto.




Matéria no G1 (Clique Aqui)

Quem quiser saber mais sobre o projeto é só ir no face da Vanessa (clique Aqui)
E quem quiser ajudar é só entrar em contato com ela no e-mail: vanessa.psi@hotmail.com


Você pode ler também

16 comentários:

  1. Olá achei o projeto interessante, talvez possa até ser polêmico mas sem dúvida que pode sim mudar vidas, espero que alavanque e as coisas comecem a fluir e talvez esses detentos passem a ver a vida com outros olhos.
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa forma de inclusão, ler é bom para qualquer pessoa e isso pode sim ter o poder de fazê-los pensar na vida, em um novo recomeço através de leituras típicas, mais realistas.Gostei demais do projeto. Muito lindo essa ideia da Vanessa, desejo muita sorte e que tudo continue dando certo e que esses 55 leitores presidiários cresça mais e mais.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que eu penso Simeia. Nunca é tarde para ler um livro e nunca é tarde para mudar de vida.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu estou acompanhando desde o início o projeto da Vanessa e estou muito feliz e orgulhosa pelo projeto dela! Conheço ela a algum tempo e quando ela me falou desse projeto eu fiquei muito animada e com a iniciativa dela!
    Espero que muitas dessas vidas sejam mudadas e que essas pessoas saiam melhores do que são hoje!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara. Eu soube do projeto por você kkk É que na hora esqueci seu nome.
      Também gostei muito do projeto e assim que eu puder vou mandar meus livros.
      bjs bjs

      Excluir
  4. Estou encantada com essa iniciativa. Um livro é uma arma, ferramenta e uma forma de liberdade sem preceitos que deve ser sempre compartilhada.Com certeza vou visitar a página da Vanessa e espero poder contribuir, nem que seja com divulgação. Bjs

    http://www.territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sabe o quanto fiquei feliz ao ler isso?
    Eu sou apaixonada por leitura, muito mesmo. Sempre incentivo todos que conheço a ler, para mim o livro é a porta da imaginação e do novo ser humano. A cada livro que leio, um aprendizado novo se forma em mim. Aqui onde moro, não há projetos tão belos como esse nos presídios - Se tiver, não é divulgado -, esses projetos normalmente são voltados aos jovens infratores, mas meio que não tem incentivo. Fico feliz que estejam utilizando o livro como uma ressocialização do ser humano dentro dos presídios, só desejo que o projeto cresça e, atinga mais e mais gente. Já entrei nos links e procurarem um bom livro para doar.

    Grande beijo!
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-herdeira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou feliz Lu.
      Você está certa, geralmente esses projetos são para jovens.
      A literatura pode transformar vidas e é ótimo que a Vanessa tenha percebido isso.

      Excluir
  6. Que iniciativa incrível! Com certeza vou procurar saber mais sobre ele, e espero poder ajudar de alguma forma. Leitura é sempre bem vinda para qualquer pessoa, não é mesmo?
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Que incrível esse projeto! Achei a iniciativa maravilhosa. A leitura pode libertar, mostrar novos caminhos para as pessoas, mudar a vida delas.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia, tudo bem?
    Que iniciativa incrível!
    Parabéns à Vanessa!
    E parabéns à você por divulgar.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha acho que isso é muito bom para todos.
    Leitura é algo que nos mantém com a mente ocupada.
    Faz com que a gente viaje para outros lugares sem sair do lugar.
    E acho que para essas pessoas é mais do que suficiente.
    Achei muito legal o projeto e espero que eles possam trazer os projetos para outros lugares também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
  10. Que bela iniciativa, Sofia! Achei a sua divulgação muito importante e vou colaborar compartilhando seu post na fanpage do blog. Acho que a leitura não apenas nos faz mais livres, mas também nos motiva a nos colocarmos no lugar dos personagens, o que exercita a empatia e nos move a uma mudança pessoal de vida. É percebendo o quanto nossas atitudes podem transformar a vida alheia que passamos a refleti-las. Espero que por meio da leitura, cada um dos participantes possa assumir escolhas melhores.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Francine. Já vi a postagem. Muito obrigada pelo carinho e pela divulgação.

      Excluir
  11. Geeeeente!!! Quanto amor <333
    Sem palavras, vou ver os livros que tenho aqui e com certeza vou enviar
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Que coisa mais linda. Sempre fico surpresa com essas atitudes. É incrível conhecer pessoas que pensam em mudar a vida de outras pessoas. Fico até emocionada. Se mais ações assim existissem nosso mundo seria melhor com certeza. Adorei a iniciativa e espero poder ajudar de alguma forma. Vou procurar saber mais sobre.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)