Resenha: Amaldiçoado (O Pacto)

18:37 Sofia Trindade 16 Comments

Amaldiçoado
Autor: Joe Hill
Ano: 2015 / Páginas: 320
Editora: Arqueiro

Sinopse: Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.

Resenha: Não julgue um personagem pelo primeiro capítulo de um livro. Foi praticamente essa mensagem que capitei ao ler esse livro.
Amaldiçoado, publicado originalmente como O Pacto, foi o primeiro livro que li de Joe Hill e toda primeira vez pode ou não te agradar. Eu fui mais além e fiquei no meio termo.
O autor tem uma forma de narrar muito detalhista, e esse é um dos ponto que eu não gosto muito em livros, que algumas vezes me deixou dispersa e com a sensação de que tudo seria mais fácil se ele fosse direto ao ponto, só que depois de um tempo comecei a entender porque que o autor escolheu fazer o livro dessa forma.

No começo somos apresentados ao personagem principal, Ig, e aos secundários, sua família, amigos e  sua namorada. Logo de cara podemos notar a personalidade de alguns personagens e com isso ocorre o famoso julgamento que temos ao conhecer algo.
Já no meio do livro começamos a perceber que falhamos ao acreditar que certas atitudes dos personagens diz algo sobre eles.
A personagem que mais julguei foi Merrin, namorada de Ig que foi estuprada e assassinada, e quando percebi que tinha uma visão errada sobre ela me senti culpada e comecei a pensar como o autor foi genial ao confundir nossa mente e descrever os fatos de trás para frente, primeiro vemos as cenas do presente e depois cenas que mostram o passado dos personagens.

O que menos me atraiu no livro foi sua dinâmica. As vezes a leitura ficava meio parada e por ser um livro de terror eu esperava que me desse mais medo ou tivesse mais cenas sombrias.
Ao todo o livro é muito bom e Joe desenvolveu ótimos personagens.
Minha nota não foi quatro só pelo enredo ou a escrita do autor e sim pela forma como ele soube desenvolver a trama e nos deixar surpresos.

Nota

Você pode ler também

16 comentários:

  1. Olá!

    Achei interessante a premissa, mas por ter partes que são meio paradas e confusas, então acabei perdendo o interesse nessa leitura. Quem sabe em outra oportunidade...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Já escutei falar muito desse livro e você viu quem é que interpreta o personagem na adaptação cinematográfica? Sim é o Daniel "o ator que interpretou o Harry Potter", por isso quero muiiiiiito ler o livro. :p

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro e gostei bastante! Nunca tinha lido nada do Joe Hill, mas amei esse livro!
    Gostei muito da dinâmica do livro e da história em si.
    Espero em breve ler mais livros do autor.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu nunca li esse livro, mas está na minha lista de desejados!
    Adorei sua resenha!
    Com toda certeza irei ler essa obra, fiquei mais curiosa ainda!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia, eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, eu sempre quis ler algo do Joe Hill e esse livro parece muito bom, pena que eu não gostei muito do filme! haha

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um certo receio em ler algo deste autor, pois meu primeiro contato com uma obra dele meio que me decepcionou e fico com medo de repetir a dose :(

    Já li diversos elogios em relação à esta história, mas ainda não consegui superar meu medo hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já li um livro dele que gostei bastante, A Estrada da Noite. Quero MUITO ler O Pacto (queria com a capa antiga, mas enfim) pois parece ser arrepiante e curto livros assim. Bom saber que te surpreendeu :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie!!
    Eu sou doida pra ler esse livro.
    Tanto é que nem assisti o filme.
    Amei sua resenha me deixou bastante curiosa pra ler, mais ainda.
    ;**

    ResponderExcluir
  9. Sofia, eu simplesmente não leio nada de terror.
    Então com certeza não leria o livro.
    Que pena que teve esses incômodos no decorrer do livro.
    Meu namorado adorou o filme.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Eu amo terror, e com certeza me interessei por este livro, ele parece ser muito bom, já anotei a dica aqui!
    Att, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    eu achei esse livro incrível <3 apesar de não ser uma das melhores fãs de terror (sou medrosa demais) eu li esse livro e fiquei empolgada com a história.
    apesar de que algumas cenas são paradas a premissa é realmente bem interessante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Olá; tenho vontade de ler esse livro, a história parece interessante e eu gosto quando o autor me surpreende e me faz ver o personagem de outra forma.

    ResponderExcluir
  13. Eu não li esse livro do Hill mas sou apaixonada pela escrita dele desde que li o Estrada da noite. Vi o filme e fiquei de boca aberta...os filmes quase sempre são mais fracos comparados ao livro mas sei não, acho que o recado foi bem passado. Logo lerei o livro porque fiquei curiosa demais.

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo diz que o livro é melhor que o filmes, no caso dessa obra.
    Em filme, ficou meio louco o enredo. Gostaria muito de lê-lo!
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)