Organizando o blog: Meu Sistema de Organização

14:17 Unknown 10 Comments



Esse ano de 2015 foi um dos anos que eu mais me organizei em relação ao meu blog (minha vida pessoal e faculdade). Por isso resolvi mostrar como eu organizo meu blog e que isso possa servir como dica para que você possa montar seu sistema de organização. 

Geralmente eu costumo usar uma agenda anual para organizar minhas tarefas do dia a dia e coloco coisas tanto relacionadas ao blog como aos demais afazeres, assim consigo lembrar de tudo que preciso fazer e vou riscando ao longo do dia os itens que já foram feitos.



Tenho um caderno específico para o meu blog e organizo da seguinte forma:

  1. Livros recebidos por editora (cada editora tem sua página específica com os títulos que eu recebi e quando eu publico a resenha coloco um Ok do lado para sinalizar).
  2. Postagens do ano anterior que eu não consegui publicar ainda e estão empacadas nos rascunhos. Então eu coloco todos os títulos das postagens em uma lista e vou marcando as publicações postadas. Assim vejo o que eu deixei de um ano para outro e tento não acumular muitos rascunhos, mas atualmente estou com 65 (socorro).
  3. Lista de seriados, filmes e quadrinhos para resenhar. Nesse caso eu não vou deixando em rascunho e sim no caderno, porque eu costumo esquecer de anotar nos rascunhos do blog e consigo me lembrar mais quando organizo cada categoria em forma de lista.
  4. Livros extras. São livros que eu recebi de algum autor ou de uma editora que eu não tenho parceria, mas que me mandaram mesmo assim. Então eu coloco separado dos livros de parceria e vou tentando encaixar na fila de leitura.
  5. Lista de Metas para o ano e Lista de Categorias do blog. Na lista de metas eu costumo anotar tudo que eu quero para aquele ano no blog, seja isso um número especifico de resenhas publicadas ou qualquer outra coisa que eu ache necessário. No caso da Lista de Categorias, eu anoto todas as categorias usadas e faço um balanço anual se aquela categoria rendeu bem aquele ano. Se não, o que seria necessário para melhorar a bordagem dela?!
Também utilizo um bloco de anotações para os sorteios feitos no blog.
  1. Cada página tem o nome do sorteio, o prêmio, quando o sorteio acaba e quando já tenho o endereço do ganhador é anotado abaixo das informações. Então quando o prêmio é enviado eu coloco o código de rastreio anotado abaixo do endereço, pois assim caso eu perca o comprovante eu tenho como acompanhar a entrega do prêmio.


Mas, existe uma forma mais "fácil" de colocar tudo isso junto! Algumas pessoas utilizam os famosos Planners, apesar de que eu não consigo seguir um calendário específico (pois eu simplesmente vejo a lista e escolho o que vou publicar naquele dia), tenho que concordar que além de bastante útil é melhor. Afinal, andar com vários cadernos as vezes complica um pouco a vida.

Porém as vezes comprar um planner sai muito caro, por isso estou deixando abaixo um link para que você possa  baixar um planner de 2016 e imprimir. Além de mais fácil, você pode encadernar depois e não precisa se preocupar.
Os planners vem com calendário do ano em questão, espaço para anotações, para listas especificas, existem até planners que você pode controlar seu dia a dia, sua alimentação; é realmente algo muito útil.

Planner Pausa Para um Livro: Aqui

E vocês, como organizam o blog? Tem alguma dica? 

Obs: Vale lembrar também que se você não consegue seguir um calendário e não quer utilizar uma agenda ou um caderno, você pode utilizar moleskines. Além do tamanho de bolso (apesar de existirem alguns maiores), os mesmos possuem várias customizações que para uma viciada como eu serve até para colecionar!

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10 comentários:

  1. Olá! Este post veio em boa hora, porque eu já estava pensando em formas de organizar meu blog para o ano que vem. Vou usar algumas das suas dicas e já baixei o blog planner que você indicou :)
    Beijo.

    Choque Literário

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  2. De uns dias pra cá tentei me organizar da mesma forma, mas não tive sucesso, pretendo recomeçar agora em 2016, já estou me reorganizando pra isso, quanto aos rascunhos atrasados é normal, eu também estou um pouco tanto cheio.

    Frases, Trechos e Pensamentos

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  3. Amei a postagem vou tentar fazer algo parecido, pois sou péssima em organização.

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  4. Nossa adorei esse post, ontem mesmo eu estava pensando em uma forma para organizar o blog e não encontrei nada que se parecesse com meu jeito pratico.
    Eu adorei seu post, e vou usar suas dicas rs
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/


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  5. Ai ai, comi eu queria ser organizado assim, o meu jeito e tudo na loka, mas vou sim tentar organizar tudo certinho!! Obrigado pela dica!

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  6. Obrigado pela dica, vou tentar me organizar, porque atualmente vao tudo na loka mesmo kkk

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  7. Ola, acho muito bacana esses cadernos de organização, eu esse ano não fiz nenhum mas para o ano que vem já até tenho um separado para começar com tudo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

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  8. Oiiie
    nossa, que legal esse post, me deu uma luz pq eu sou bem desorganizada ás vezes e espero seguir algumas dicas daqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

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  9. Oee,
    Seu post foi a luz que eu precisava! Hehe. Sou muito desorganizado e as vezes tento organizar o blog e quase nunca da certo hehe. Juro que em 2016 vou sim tentar me organizar.

    Abraços e adorei o post.
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

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  10. Olá!
    Que ótimo ver seu post com dicas para nos organizarmos… Quero dizer, o modo como você faz me pareceu simples e direto. É a minha cara. Vou adotar como dicas, porque preciso MESMO estar mais atenta a prazos e me desdobrar para atender minhas leituras em tempo hábil. Obrigada também pelo planner para download.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

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