Resenha: Irmandade de Copra

19:32 Sofia Trindade 12 Comments

Irmandade de Copra
Autora: Caroline Defanti
Ano: 2015 / Páginas: 432
Editora: Arwen
Livro cedido em parceria com a autora.
Nota:


Sinopse: Em um futuro longínquo, a quase extinção do ser humano fez com que os poucos que restaram lutassem pela sobrevivência em colônias extraterrestres. Entretanto, alienígenas se apossam da Terra e a curam, mas os homens desejam ter seu planeta e vidas de volta.
Mas os seres não parecem dispostos a abrir mão de seu novo lar. Por isso, os homens criam novos soldados, uma raça nova capaz de combater essas criaturas e recuperar o planeta.
Assim nasce a Irmandade de Copra!

Resenha: Mesmo sendo uma grande fã de ficção cientifica tenho percebido que, depois de ler Irmandade de Copra, minha lista de livros com esse gênero é muito pequena e quase inexistente.
O livro de Caroline Defanti me atraiu logo de cara por ter um dos gêneros que eu adoro explorar (geralmente através de filmes) e não pude deixar de aceitar ler esse livro que mostrou ser tão bom quanto parece.

Em Irmandade de Copra somos apresentados a um mundo distópico que foi destruído pelos humanos e restaurado por Aliens, assim que os humanos tiveram que  deixar a Terra para morar na Lua e em Marte, para salvar as pessoas que sobreviveram a esse colapso.
Logo de cara vemos um pouco do que foi feito pelos humanos em sua nova "casa" e é assim que conhecemos os Irmãos, que são humanos que se ofereceram para passar por um processo de transformação, para combater contra o povo Sherriel e recuperar a Terra.

O livro é narrado em terceira pessoa, um dos pontos positivos que adoro em muitos livros porque podemos ter uma visão mais ampla sobre a história. No início do livro, tenho que admitir, achei tudo um pouco confuso. Foi ai que comecei a perceber que não estava tão acostumada com livros de Ficção Cientifica e logo pensei que ia ter uma enorme dificuldade de ler o enredo da história. Mas logo depois vi que não é nada disso pois a autora tem uma escrita muito simples, mas detalhada, gostosa e a maior parte do tempo envolvente.

Um tempinho depois vemos um desenvolvimento melhor por parte da história e todas as pecinhas que buscamos no começo vão se encaixando ao mesmo tempo que outras vão surgindo. No primeiro momento somos apresentados à visão dos humanos, e tudo que sabemos sobre a nova Terra e seus novos habitantes é narrado por momentos de ódio e repudio, o que faz com que o leitor tenha os mesmos sentimentos em relação aos Copranos (nome que os humanos deram para os Aliens), pois não conhecemos o outro lado da história. E é ao conhecer o outro lado que tudo muda e começamos a perceber o quão idiotas somos ao julgar um povo que tem sentimentos semelhantes ao dos humanos e valorizam tudo, extremamente tudo, que tem.

A obra pode ser facilmente comparada a muitas situações de conflitos existente entre dois povos, o que acaba sendo uma grande lição de aprendizado e entretenimento. É incrível como a autora conseguiu desenvolver uma trama que explora a fundo tudo que é introduzido no livro. Por muitas vezes fiquei de queixo caído pelos detalhes que foram muito bem pensados. O aproveitamento que foi feito por parte da nossa cultura, da nossa natureza, do nosso mundo sendo mesclado com algo novo, culturas novas e um mundo restaurado foi uma grande tacada de mestre por parte de Caroline e é por isso que recomendo mais do que tudo esse livro.

Tenho o dever de avisar que o final é aberto. Sim! Mas não como O Doador de Memórias, que nos deixa com uma pulga atrás da orelha, mas como um livro que terá uma excitante continuação. Para ter uma ideia do que teremos nos próximos dois livros (Sim! Será uma trilogia <3) a autora deixou um belo Epílogo com o típico gostinho de quero mais que, na minha opinião, poucos autores conseguem fazer.

A ansiedade por batalhas que criei ao ler esse livro me deixa muito curiosa com os próximos volumes. Só de ler o "final" meu coração aperta e meus dedos ficarão cruzados até o próximo lançamento!
Fãs de Ficção Cientifica, ou não, aproveitem! Irmandade de Copra é um incrível deleite de como Caroline Defanti sabe muito bem o que está fazendo, com sua escrita deliciosa e sua história comovente.

Você pode ler também

12 comentários:

  1. Olá.
    É um livro bacana. Gosto de finais que ficam meio abertos. Parece que dá uma expectativa diferente.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Humm, não sou muito chegada em ficção científica, me arrisco em ver filmes, mas não sei dizer se terminaria um livro caso começasse. Esse não me chamou a atenção assim como muitos outros do gênero. Queria poder gostar mais... Fazer o que né.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não é meu gênero favorito, então, não sei se o leria, mas achei sua resenha muito bem escrita, sem spoilers e concisa. Tomara que haja uma continuação e que você possa lê-la!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não curto muito ficção científica, então esse livro não me chamou muito atenção, mesmo sendo uma distopia que é um gênero que amo, o fato de a história envolver aliens, não me anima muito.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. eu curto sci-fi e não sabia que o livro era desse gênero. Mais uma dica anotada pra minha estante heheh

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante, mas eu to fugindo de ficção, dei uma cansada. Quem sabe mais pra frente eu leio.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou bastante empolgada com o gênero recentemente, então só por ser um nesse estilo fiquei bem curiosa. A premissa em si não me convenceu tanto, mas adorei sua resenha e os pontos que ressaltou sobre o livro. Dica anotada!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fazemos niver no mesmo dia! Com relação ao livro, obrigado pela resenha franca e entusiasmada. Eu que gosto do tema e estou buscando publicação para o meu próprio livro, também sobre ficção, vou procurar para me inspirar!

    ResponderExcluir
  9. Eu to simplesmente amando as publicações da Arwen. Gostei muito do enredo do livro, e com certeza eu vou dar uma chance pro autor.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa do livro, mas confesso que a história não faz muito meu estilo. Estou um tanto saturado do gênero.

    Beijos,
    Leo
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu tenho esse livro e será uma das minhas próximas leituras. É a primeira resenha que vejo sobre ele e espero gostar tanto quanto você, apesar de não curtir finais abertos.

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Poxa, que bom que a leitura te agradou tanto, fico feliz. Não é bem o gênero que curto então vou deixar a dica passar mas bela resenha, parabens

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)