Resenha: Antes da Forca

01:31 Sofia Trindade 20 Comments

Antes da Forca
Autor: Joe Abercrombie
Ano: 2014 / Páginas: 496
Editora: Arqueiro
Nota:

Sinopse: Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória.
Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele.
Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte.
Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte.
Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados – mas não antes de estarem na forca.

Resenha: Ao me deparar com "Antes da Forca" de Joe Abercrombie, segundo livro da trilogia A Primeira Lei, respirei fundo e pensei: Vamos ver o que temos aqui. O resultado foi impressionante e a leitura foi surpreendentemente agradável.
Quem acompanha o blog ou leu minha resenha sobre o primeiro livro sabe o quanto me senti incomodada com a leitura por diversos motivos. Com o segundo livro foi algo totalmente diferente e mesmo não dando cinco estrelas gostei muito do livro.

No segundo volume da trilogia vemos cenários de guerra para todos os lados. Continuamos acompanhando a vida dos três personagens principais: Glokta, Jezal e Logen, os dois últimos juntos em uma nova aventura. Podemos acompanhar também a vida de outros personagens, como: West, Ferro e os nórdicos, e amigos de Logen, Cachorrão, Três Árvores e Sinistro.

O primeiro livro da trilogia é a preparação e o anuncio de que muita coisa esta por vir. Já o segundo nos mostra o anunciado e surpreende quem não curtiu muito o primeiro volume da trama.
A escrita do autor ainda me incomoda em algumas partes, como nos detalhes e o desenvolvimento um pouco sobrecarregado, porém a adaptação com a mesma foi bem melhor e pude compreender que esse é o estilo do autor e que não é um sacrifício seguir sua forma de escrever.

O que mais me chamou a atenção na obra foi como o autor conseguiu se aprofundar mais no sentimentos dos personagens. Jezal sofreu uma transformação incrível ao ponto de deixar qualquer um em transe com aquele novo homem.
Nada é concreto nesse livro, ou seja, não podemos esperar soluções para guerras e aventuras pois somos introduzidos para mais guerras, aventuras e o pior: mistérios.

"Antes da Forca" foi realmente uma leitura agradável. Não esperava muito da obra, mas lê-la foi divertido e pude aproveitar melhor a trilogia,
Se eu tinha dúvidas de que Abercrombie poderia me conquistar agora eu tenho certeza de que ele pode, mesmo que nossa "relação" no começo não tenha dado muito certo.

Resenhas da trilogia:
O Poder da Espada (Livro 1)
O Duelo dos Reis (Livro 2 - em breve)

Você pode ler também

20 comentários:

  1. Ainda não conhecia a obra, mas ela me chamou bastante atenção.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia, tudo bem?
    Que bom que esse segundo livro foi melhor que o primeiro e que mesmo com algumas coisinhas ainda incomodando com relação a escrita do autor, a leitura tenha te agradado.
    Espero que o terceiro livro seja ainda melhor.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii, que amor essa capa, achei incrível. Quem sabe um dia eu leia.
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar sobre o primeiro volume dessa série, mas ele não chamou a minha atenção. Não é o meu gênero favorito de leitura. Mas fico contente que você tenha gostado desse livro, é tão triste quando lemos livros "ruins".

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie

    Me lembrei que na resenha do primeiro livro, você não gostou muito e sentiu incomodada com algumas coisas, agora percebo que foi bem diferente a leitura desse segundo livro espero que o último seja bem melhor ainda.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ótimo, gostaria muito de começar a ler essa trilogia!
    Ótima resenha!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  7. Histórias de guerra me atraem bastante, mas ultimamente não tenho optado por ler, gosto mais de ver em filmes/series. Eu me demoro demais nesse tipo de leitura e quero algo mais suave no momento :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que isso acontece comigo também.
      Mas da próxima vou com calma com livros desse gênero.
      bjs

      Excluir
  8. Eu li esse livro ano passado, e pra ser honesta, como você, não esperava muito, mas o livro surpreendeu, é magnífico.

    ResponderExcluir
  9. (Gente, não sei se essas bolinhas brancas seguindo o mouse tinham que se parecer com flocos de neve, mas é muito chato ç-ç)
    Não conhecia o livro nem o autor, mas o enredo parece ser muito interessante e me chamou bastante a atenção. Adoro livros onde os cenários são guerras e esse título me encantou bastante. Sem contar que todas as obras lançadas pela Arqueiro são apaixonantes ♥ Adorei a sua resenha e espero poder conhecer a escrita do autor em breve, por mais que ela seja um tanto curiosa.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma ótima saga...gostei muito da premissa dessa estória.
    Parabéns pela resenha,muito boa!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sofia, o título do livro já forte, me conquistou de cara. Fiquei um pouco receosa com aslgumas parte que você fala que são "chatas" - detalhes e o desenvolvimento um pouco sobrecarregado - Mas acho que posso aguentar.
    Bom, vou anotar aqui para minhas futuras leituras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Sofia, essa trilogia parece ser bem legal e que bom que este livro foi mais bem elaborado pelo autor e que a escrita dele te incomodou menos, como um autor peca no excesso de detalhes na narrativa incomoda bastante mesmo e acho que foi isso que aconteceu no primeiro livro neh?

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Apesar das quatro estrelas fiquei interessada, é muito bom quando no segundo livro as coisas melhoram. Incrível q ainda não conhecia essa serie.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não sei porque mas livros neste estilo tem me chamado bastante atenção ultimamente, como em séries na maioria das vezes gosto mais do segundo livro não estaria esperando muito no primeiro, com certeza adicionarei na minha lista de leitura!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Geralmente quando se trata de Trilogia o segundo livro é sempre melhor do que o primeiro.
    No momento a premissa do livro não me interessou, mas meu noivo adoro cenários com guerra então vou indicar para ele.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    A história parece bem interessante, mas não me cativou.
    Mas que bom que pelo menos o segundo livro, você tenha gostado.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro romance histórico no estilo Bernard Cornwell, mas nunca li Abercrombie. Tenho muita curiosidade! Sei que os livros dele são uns bitelos, então tem que ir com paciência! hehehe
    Tomara que eu me dê bem com a escrita dele!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Não sou muito de ler livros com fatos históricos, mas me chamou atenção por envolver um pouco de ação.

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)