Resenha: O Poder da Espada

04:39 Sofia Trindade 18 Comments

O Poder da Espada
Autor: Joe Abercrombie
Ano: 2014 / Páginas: 480
Editora: Arqueiro
Nota:


Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura.
Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte.
Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.
Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

Resenha: "O Poder da Espada", de Joe Abercrombie, é o tipico livro que queria muito ler, então na primeira oportunidade que tive não pude deixar de agarra-lá.

O primeiro cenário se inicia com Logen, um nórdico conhecido pela sua habilidade de lutar e, principalmente, matar. Além do nórdico, o livro foca na vida de mais dois personagens: Glokta e Jezal, o que me dividiu em muitos momentos fazendo com que Glokta fosse meu personagem preferido pela interação maior que sentimos ao ler a vida do personagem. Glokta, atual chefe da Inquisição, foi um ex-soldado famoso que teve a má sorte de ser pego e torturado. Jezel, que ficou conhecido por ser mulherengo, tenta provar que pode ser alguém entrando para um duelo de esgrima.

O primeiro livro da trilogia "A Primeira Lei" passa a imagem de que muita coisa esta por acontecer. Logo no primeiro volume podemos perceber assuntos que fazem parte da nossa vida, como: politica, relações de interesse e o jogo de poder que os homens fazem para chegar ao auge.

O desejo que tinha em ler a obra, infelizmente, aos poucos foi se esvaziando. A escrita de Abercrombie por hora me animava e por hora me deixava incomodada. Era animador por alguns momentos, mas lento e arrastado por outros. A quantidade de personagens contribuiu para que parte do meu desanimo aparecesse. Joe tem uma escrita muito detalhada e posso dizer que ele é um dos autores mais detalhistas que pude conhecer, depois de Michael Ende, claro. 

Mesmo com uma boa quantidade de personagens senti muito a falta de personagens femininas e por isso pude perceber que me sinto mais a vontade com elas do que com todos os personagens homens. Temos mulheres? Sim! Ferro e Ardee, outra personagem que me conquistou, mas a presença delas não é tão marcante ao ponto de termos uma Daenerys, uma Katniss ou uma Hermione. 

Conforme a leitura ia seguindo minhas expectativas em relação ao livro iam mudando. Foi ai que comecei a perceber que esperava algo totalmente diferente.
Algumas partes da leitura passavam a sensação de serem desnecessárias. Ao todo o livro me passou alguns incômodos. Foi uma leitura que eu não estava totalmente preparada, admito. Tentei realiza-lá várias vezes no ano, mas só consegui termina-lá no final do ano por um grande impulso.

Quanto a diagramação tenho um pouco a reclamar. A fonte do livro ficou pequena demais o que dificultou minha leitura várias vezes, mas entendo que talvez a editora tenha preferido assim, porque o livro por si só tem um tamanho grande.

Mesmo com todos os pontos que citei quero ler a continuação, principalmente por estar curiosa para saber o que irá acontecer e os vários segredos que com certeza serão revelados.
Não vou criar expectativas imensas, mas quero ver o que o autor ainda pode nos mostrar nessa trama e mudar a visão que criei por conta do primeiro livro.

Você pode ler também

18 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas não curti essa premissa. Acho que, por ler muitas distopias/suspense/fantasia ultimamente, esses gêneros já me saturaram. Mas gostei da sua resenha, sucinta, me mostrou pontos positivos e negativos da obra.

    resenhaeoutrascoisas.blgospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio pouca fantasia desse ipo, então deve ser por isso que fui ega de surpresa. Mas até que o livro dois está me agradando.

      Excluir
  2. A premissa do livro é muito legal, mas pena que a escrita te decepcionou /:
    Agora fiquei na dúvida se leio ou não, apesar de ser um estilo de livro que eu gosto, fico pensando nessa parte do detalhamento, de ser maçante e tal... /:
    Ótima resenha, Sofia!
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé. Dá uma chance, vai que você gosta. Acho que de primeira foi um pá, mas estou me adaptando melhor ao segundo.

      Excluir
  3. Oi Sofia!
    Parabéns pela sua resenha!Você foi muito crítica e verdadeira, tanto que apontou vários problemas.
    A trama em si não me chamou muita atenção, sem falar dos pequenos detalhes que você apontou que me desanimaram um pouco, tal como a letra pequena, partes desnecessárias, etc.
    Beijos

    Blog Relicário de Papel

    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *-* Talvez desanime mesmo, mas é sempre bom ler para tirar uma boa conclusão.

      Excluir
  4. Olá, é tão ruim quando temos uma grande expectativa com o livro e eles não atende e nem chega perto disso :(

    Eu não conhecia o livro ainda e pela sinopse eu fiquei curiosa, mas lendo sua resenha com calma, eu vi que a história em sia parece ser interessante mas esses pontos que você falou, me fazem ter receios com a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá...não conhecia essa saga,confesso que fiquei curioso.
    Sua resenha tá ótima,isso me atiçou mais ainda o interesse.Parabéns!
    Adorei seu blog.
    Bj

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Não é bem o gênero que curto mas sua resenha ficou legal e é uma boa dica para quem gosta, espero que possa ler a continuação logo e gostar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Esse livro assim que foi lançado eu fiquei mega curiosa com e ele e depois de ler sua resenha percebi que ele não faz muito o meu estilo, acho que nem me aventuraria em lê-lo.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia, tudo bem?
    Eu não tenho muito interesse em ler essa série, mas tenho uma amiga que é apaixonada por esse escritor.
    Está certa, o bom mesmo é ir agora sem grandes expectativas para não se decepcionar.
    Enfim, não leria esse livro, pois não faz meu estilo literário. Ótima resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Fiquei aliviada, pois nunca tive interesse em ler essa série. Gostei muito da sua resenha, soube apontar os problemas de forma clara e objetiva, sem falar mal de ninguém

    ResponderExcluir
  10. Olá, ótima resenha! Ainda não li esse livro nem nada do autor, a premissa é interessante mas não é um livro que me animaria muito para ler, talvez um dia se eu tiver a oportunidade realize a leitura para passar o tempo. Gostei da capa.

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro e me atrai muito pela capa, o único problema é que não é muito o que eu gosto de ler. Acho que foge demais do meu tipo de leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Gostei da história e não conhecia esse livro.
    Mas já anotei ele na minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!
    Adoro livros com essa temática e espero um dia ainda poder ler essa trilogia. Uma pena que ao longo da leitura ela foi ficando menos interessante, é sempre frustrante quando isso acontece. Mas vamos torcer para que os próximos livros sejam mais legais, né?
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oee,
    Essa é a segunda ou terceira resenha que leio desse livro e não consigo me interessar :/

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)