Resenha: O Duelo dos Reis

20:54 Sofia Trindade 8 Comments

O Duelo dos Reis
Autor: Joe Abercrombie
Ano: 2015 / Páginas: 576
Idioma: português
Editora: Arqueiro


Sinopse: A União está em guerra. Ao norte, o coronel West e suas tropas recuperaram a fortaleza de Dunbrec, mas a batalha pode se arrastar por anos, porque o rei dos nórdicos não irá se render. É hora de Nove Dedos voltar e enfrentar seu pior inimigo. O problema é que, no calor da batalha, nunca se sabe quando o Nove Sangrento surgirá de dentro dele – e o Nove Sangrento não escolhe lado, só quer matar. Na Terra do Meio, uma revolução camponesa por direitos igualitários e participação política desestabiliza os governos locais. Caberá a Jezal dan Luthar negociar a paz e, se preciso, combater o próprio povo.

Na capital, com o rei doente e sem herdeiros, os membros do Conselho Fechado começam a comprar apoio dos nobres, numa corrida oculta ao trono. Depois de ter escapado por pouco de Dagoska, Sand dan Glokta precisa sobreviver ao jogo político. Para isso, vai usar os recursos em que é mestre: chantagem, ameaça e tortura. Além disso, tropas gurkenses se movem no sul em direção a Adua, dispostas a travar uma guerra santa e levar Bayaz a julgamento. Para salvar o mundo, o Primeiro dos Magos precisa salvar a si mesmo, porém há riscos enormes quando se mexe com magia. E nada pode ser mais arriscado do que quebrar a Primeira Lei. O duelo dos reis é um épico sombrio e brilhante, um final de tirar o fôlego para a trilogia que redefiniu a literatura fantástica.

Resenha: Depois de passar poucas e boas com "O Poder da Espada", primeiro livro da trilogia "A Primeira Lei", perdi um pouco a esperança e fiquei com um pouco de medo de continuar lendo os outros dois livros, mas "Antes da Forca" veio com tudo e reacendeu minha chama de esperança. Só que isso não foi necessário, pois ainda tinha o livro três, que é esse que lhes trago a resenha hoje.

No desfecho dessa trilogia temos a continuação do terrível cenário de guerra que era anunciado desde o primeiro volume. Novamente vemos a guerra da União sobre vários olhares, entre eles: Glokta, Logen e Jezal, três personagens principais que acompanhamos desde o começo. Um jogo de chantagem, sangue e dinheiro foi formado em cada canto da história, pondo nossos principais em situações bem embaraçosas. Até o final do livro não podemos tirar nenhuma conclusão precipitada e nem saber como todos os problemas que o autor criou serão resolvidos.

E foi justamente nesses pontos que Abercrombie deixou a desejar: o desfecho e as respostas. Ao terminar "O Duelo dos Reis" senti que havia surgido mais dúvidas do que respostas. Novamente tive muita dificuldade em me adaptar com a escrita, o excesso de personagens muitas vezes me deixava confusa, mas o que mais me incomodou foi a forma que o autor conduziu a história e que rumo ela tomou. 

Em poucas palavras, minha experiência com esse livro pode ser dita como: uma grande enrolação.
Ao concluir a leitura, que dava fim a trilogia, infelizmente, o sentimento que ficou dentro de mim não era agradável. Era como se o autor tentasse passar a ideia de "olhem essa grande trilogia", mas soou como "me perdi um pouco".

Fico pensando até agora se havia realmente a necessidade do livro possuir 576 páginas. A obra possui cenas desnecessárias, e algumas delas, principalmente as de guerra, eram longas, arrastadas e confusas.
O que mais me irritou em tudo foi o fim dos personagens. Alguns deles me atraíram demais e até agora não entendi porque Joe escolheu um fim tão grotesco para alguns deles. O que aconteceu com Ferro? Por que West ficou daquela maneira? E Logen? Não quero nem falar sobre Logen.
Mas o ponto positivo que encontrei no autor foi que ele sabe manusear muito bem um personagem. Os que achamos que eram bonzinhos se revelam e os maus... bom, acho que esses continuam maus.

Esperava bem mais do último livro. Esperava bem mais de Abercrombie. "A Primeira Lei" era uma trilogia que eu ansiava loucamente para realizar a leitura, não me arrependo de ter lido, mas era algo que eu esperava por mais. A história não me agradou por completo, mas os personagens vão estar sempre na minha mente, por terem uma grande evolução. Essa parte tenho que admitir, Abercrombie sabe fazer personagens maravilhosos.

RESENHAS: A PRIMEIRA LEI.

Você pode ler também

8 comentários:

  1. Oi Sofia, sua linda, tudo bem
    Primeiro, gostei muito da sua sinceridade sua resenha ficou bem argumentada. Uma pena quando o livro que queremos tanto não corresponde as nossas expectativas. Pelo enredo parecia ser uma história incrível, e a forma como voce disse que o autor brinca com seus personagens, enganando o leitor, poderiam contribuir para que fosse uma leitura favoritada. Ainda assim pretendo ler, mas agora o farei com meus pés no chão. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia, tudo bem?
    Eu tinha uma certa curiosidade sobre essa trilogia, mas não tanta, já que não leio muitos livros desse gênero.
    Uma pena que a trilogia não tenha sido tudo que você esperava, mas que bom que os personagens de alguma forma compensaram um pouco esse fato.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Me senti completamente confusa hahahahahha não na sua resenha, mas no livro mesmo! A história parece legal até, mas não leria por causa disso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hi baby, tudo bem? Não conhecia esse livro mas gosto muito desse tipo de historia, sua resenha está muito boa e ponderada, parabéns!
    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não consigo me interessar por essa saga, tudo que vejo dela diz que não é muito boa. Adorei a resenha, muito objetiva.

    ResponderExcluir
  6. Que pena que o autor se perdeu e acabou enrolando tanto nesse desfecho! Detesto quando isso acontece :/ Não é um estilo de leitura que eu goste muito, então nao fiquei interessada na leitura de qualquer forma. Mas bom saber que possui personagens legais :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que coisa, olha, se não me engano, eu já tinha visto resenha dos anteriores aqui no blog e você parecia animada, mas, que pena que não foi o que pensou que seria...

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Que pena que o desfechos não foi dos melhores. Odeio quando eu me empolgo com trilogia e chega no final ela me decepcionou a, da vontade de procurar o autor é tirar as dúvidas. Haha..

    Beijo
    Lovesbooksandcupcakea.blogspot.com

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)