Resenha: Holy Cow

20:05 Sofia Trindade 15 Comments

Holy Cow
Autor: David Duchovny
Ano: 2015 / Páginas: 208
Editora: Record
Tempo de Leitura: 2 dias
Nota


Sinopse: Elsie Bovary é uma vaca muito feliz em sua bovinidade. Até o dia que resolve sair sorrateiramente do pasto e se vê atraída pela casa da fazenda. Através da janela, observa a família do fazendeiro reunida em volta de um Deus Caixa luminoso – e o que o Deus Caixa revela sobre algo chamado “fazenda industrial” deixa Elsie e tudo o que ela sabia sobre seu mundo de pernas para o ar. A única saída? Fugir para um mundo melhor e mais seguro. Assim, um grupo para lá de heterogêneo é formado: Elsie; Shalom, um porco rabugento que acaba de se converter ao judaísmo; e Tom, um peru tranquilão que não sabe voar, mas que com o bico consegue usar um iPhone como ninguém. Munidos de passaportes falsos e disfarçados de seres humanos, eles fogem da fazenda e é aí que a aventura deles alça voo – literalmente.
Elsie é uma narradora marrenta e espirituosa; Tom dá conselhos psiquiátricos com um sotaque alemão um tanto forçado; e Shalom, sem querer, acaba unindo israelenses e palestinos. As criaturas carismáticas de David Duchovny indicam o caminho para um entendimento e uma aceitação mútuos dos quais esse planeta tanto precisa.

Resenha: "Holy Cow" é uma fábula ácida e gostosa com o intuito de agradar a todos que conseguiu me conquistar em vários sentidos.


Elsie Bovary é uma vaquinha simpática que vive sua vida normalmente no pasto da fazenda, com sua amiga Mallory e outras vacas. A Vida de Elsie muda totalmente quando ela decidi chegar perto da casa do fazendeiro e acaba vendo algumas cenas na TV, que Elsie acha que é um Deus.
O que Elsie vê muda seu pensamento e ela passa a enxergar a vida de uma forma que nunca enxergaria, ou melhor da forma real que ela sempre foi.

Ao me deparar com o livro torci um pouco o nariz, pois não imaginava do que se tratava. Admito, eu fiz o famoso "julgar o livro pela capa" e me arrependo amargamente.

Holy Cow trás, através da visão de uma vaca, os problemas do mundo e uma avaliação de como funciona nossa sociedade. Elsie é uma vaca inteligente que descobrindo coisas novas se torna capaz de tomar suas próprias decisões. A fábula é recheada de críticas e mostra a opinião de David em várias partes.

Por ser uma fábula o livro é bem leve, mas carrega um conteúdo incrível. David (ou Elsie, como preferir) fala de religião, tecnologia, vegetarianos e muitos outros assuntos que precisam ser debatidos no nosso meio, tudo isso nas entrelinhas ou até mesmo escancarado, mas de forma leve para que todas as faixas etárias possam compreender o que está sendo dito.

Duchovny tem uma escrita leve e engraçada e é impossível não se deliciar com seu livro. Tudo foi feito na medida certa, o enredo, as criticas, a narrativa e os personagens.
Foi uma leitura muito proveitosa que não te obriga a ter uma nova visão do mundo, mas te da uma escolha para pensar um pouco em todas as ideias apresentadas. Como eu disse, me arrependo de ter julgado o livro antes de ler, pois eu realmente vou recomendá-lo para todo mundo.

Foto do livro e mimos dados pela editora:
Cortesia da Editora Grupo Editorial Record

Resenha realizada em parceria com o Grupo Editorial Record.


Você pode ler também

15 comentários:

  1. Olá!!
    Parece ser uma fábula super interessante. Gosto de livros assim.
    Beijos!

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. AMEI A RESENHA! Além de eu amar vacas, eu amo fábulas então sim eu estou duplamente com vontade de ler esse livro. -Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    adorei a resenha, parece ser uma fábula interessante, deu vontade de ler o livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiiii
    Para início de conversa, que capa é essa menina? kkkkkkkkkkkkkk morro rindo com ela, achei mega fofinha.
    E sobre a história realmente me cativou desde o lançamento do livro, tenho muita curiosidade em saber mais sobre o tema escolhido.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o enredo desse livro legal, mas a leitura pra mim foi um pouco chata e cansativa. Não gostei da personagem sabe?

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sofia, tudo bem?

    Então, tenho lido algumas resenhas sobre esse livro e todo mundo elogia bastante, mas eu ainda sinto que ele não é pra mim.
    Por enquanto não vou ler, não. :)


    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu recebi o livro mas sinceramente não fiquei nem um pouco interessada mas quem sabe um dia eu arrisco né, sua resenha ficou bem legal e que bom que curtiu a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei sua resenha. Eu gosto muito de variar minhas leituras e Holy Cow seria uma boa pedida. Já tinha visto falar do livro e depois de ler sua resenha me convenceu totalmente!
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler este livro por diversas rezões. Primeiro porque sou fã do autor/ator coisa de fã mesmo...rsrs Segundo por conta das ilustrações que achei fofinhas! 3º porque gostei da premissa e quero me divertir com a história. Aguardando o momento certo pra comprar o livro.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sofia!
    O livro parece ser bem fofinho, mas confesso que não é meu estilo de leitura. A temática abordada é bem legal, por isso não descarto a possibilidade de ler um dia! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Adorei sua resenha! Não daria nada pelo livro e confesso que não é meu estilo de leitura, mas fiquei curioso para ver a forma com o autor abordou os assuntos mencionados na resenha. E olha, adorei o blog. Primeira vez que venho por aqui. To seguindo ;)


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia, sua linda tudo bem?
    Como realmente podemos nos enganar, pela capa eu esperava um livro infantil. E pelo visto ele é muito mais do que isso. Mas sabe, as animações que tenho visto recentemente também trazem críticas sérias e uma visão do mundo mais apurada. Não conhecia e agora não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sofia, tenho lido resenhas elogiando esse livro. Não é um livro que eu fiquei louca para ler, mas vejo que tem um conteúdo legal, que faz os leitores refletirem. Isso é legal. Eu gosto muito do autor, devido a série Arquivo X.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola! O autor teve uma ótima criatividade em colocar em "discussão" assuntos que são polêmicos na nossa sociedade, em um livro com animais em que eles próprios convivem e discutem estes problemas!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  15. mulher pensa numa pessoa que tá doida pra ler esse livro <3
    eu achei a capa uma gracinha e tu sabe que eu curto várias paradas diferentes e eu pesei, pq não? achei bem interessante e por tdas as resenhas positivas que eu li e pela sua opinião certeza q vou gostar.
    to tentando não comprar livros pq tenho mt coisa pra trocar ainda, porém acho q abro uma exceção pra esse. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)