Resenha: As Reputações

00:15 Sofia Trindade 0 Comments


 As ReputaçõesAutor: Juan Gabriel Vásquez
Ano: 2016 / Páginas: 140
Editora: Bertrand Brasil
Nota
Sinopse: Javier Mallarino é uma lenda viva, o caricaturista político mais influente do país. Os políticos o temem e o governo lhe presta homenagens. Aos sessenta e cinco anos, depois de quatro décadas de uma carreira brilhante, ele pode dizer que tem o país aos seus pés. Mas tudo isso mudará quando receber a visita inesperada de uma mulher. Após retornar com ela à lembrança de uma noite já remota, Mallarino se verá obrigado a reavaliar toda a sua vida e questionar sua posição neste mundo. 


Resenha: Javier Mallarino é um homem muito influente, ao ponto de despertar a raiva de muitas pessoas importantes em seu país e causar muita polêmica com isso. Ser famoso nem sempre foi um mar de rosas para Javier. Por conta dos inimigos que foram sendo acumulados e das ameças por suas criticas, sua família foi sendo separada para a proteção de sua mulher e filha.
A vida de Mallarino muda quando algo polêmico do passado vem a tona, de uma forma que ele nunca imaginou, e agora Javier tenta resolver uma parte do passado que destruiu a vida de vários envolvidos.

Com uma ambientação que se passa em Bogotá, Colômbia, Juan Gabriel Vásquez apresenta a vida de um caricaturista influente em seu país pelas criticas que fez a diversos problemas que aconteciam. Com uma narrativa detalhada, o autor vai alternando entre o presente e algumas lembranças da vida de Javier, como a carreira dele surgiu, sua separação, etc.

A ambientação escolhida foi um ponto positivo para o livro. Um ambiente diferente dos que vemos em outras obras, sem contar que pegar o país em que o autor nasceu para contar a história torna tudo mais fácil.

Juan traz um assunto interessante de ser explorado. O que as pessoas fazem pela fama e o que elas fazem mais ainda para não sujar seu nome, mesmo assim é um livro que não conseguiu me agradar totalmente. Ao concluir a leitura tive a sensação de que tudo poderia ser mais aprofundado e elaborado. Faltou algo que me cativasse e fizesse com que a história se tornasse marcante na minha memória. O segredo que envolve a trama poderia ser mais aproveitado. Entendo que o autor quis tratar de outras questões, só que foi um segredo muito intenso para ser revelado e ter ficado em segundo plano.

O autor tem uma forma de desenvolver o enredo diferente, direto ao ponto, que pode agradar a um determinado público, mas no meu caso não foi totalmente bom e algumas páginas a mais seriam bem vindas para complementar melhor a leitura.
Resenha feita em parceria com o Grupo Editorial Record.


Você pode ler também

0 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)