Resenha: A Guardiã de Histórias

21:33 Sofia Trindade 18 Comments


 Autora: Victoria Schwab
Ano: 2016 / Páginas: 322
Editora: Bertrand Brasil
Nota:
Sinopse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.


Resenha: A morte sempre foi um "mistério" que chama minha atenção. Afinal, como uma simples fã de Harry Potter, eu sou aquela que escolheria a capa da invisibilidade e acolheria a morte como uma velha amiga. Então quando soube do cenário criado por Victoria Schwab não pude deixar de conferir a forma interessante que a autora tratou desse assunto que deixa qualquer ser humano intrigado.


Mac é uma Guardiã de História. Ela recebeu esse dom do avô, antes que ele morresse, e vê sua "profissão" como uma forma de continuar o que seu vô começou e ter uma forma de conexão com ele. Mac está sofrendo. A garota e seus pais tiveram que mudar de vida completamente após a morte de seu irmão mais novo, Ben. Ao se mudar para um hotel antigo sua mãe vê uma nova possibilidade de seguir em frente e superar a dor que a morte do menino causou na família. Mas para a garota o hotel vai bem mais além do que seguir em frente, pois Mac acaba descobrindo alguns segredos que seria melhor nunca ter descoberto.

Conheci a obra quando ela ainda não era publicada aqui no Brasil através do canal do Geek Freak e de cara me interessei pela história tratada no livro. Em partes acredito que isso também se dê ao fato de que eu estava me preparando para cursar biblioteconomia na faculdade. (Biblioteconomia = bibliotecários que podem ler os mortos... Entenderam? Mas isso não vem ao caso, né?).

Victoria S. mostra um cenário diferente, com um tema diferente, que até então nunca tinha lido. Começar a leitura foi um pouco confuso e lento, justamente por ter características novas sendo, apresentadas, então creio que isso dificulte um pouco a leitura para o novos leitores, mas depois de um tempo isso muda e recebemos uma história dinâmica e intrigante que faz com que a leitura flua muito rapidamente mesmo que o livro possua mais de 300 páginas.

Mesmo não sendo o livro extremamente bom e arrebatador que eu imaginava que seria a leitura foi muito agradável e é notável a criatividade que a autora teve ao cuidar de todos os detalhes para que o leitor consiga se imaginar naquele universo. Falar de mortos para um publico juvenil pode ser considerado uma audácia, porém Victoria fez isso muito bem sem sair dos trilhos que é escrever para jovens e sem entrar na área sobrenatural que o assunto as vezes trás.

O livro possui alguns fragmentos das lembranças de Mac e o avô, Da, que explicam algumas coisas sobre os bibliotecários e o Arquivo e que também mostram a preparação que o avô teve ao ensinar para ela tudo o que sabia. Mesmo aparecendo só em lembranças Da foi um personagem bem construído e de características marcantes, assim como todos os outros personagens. Nenhum deles fica de fora no quesito personalidade. Cada um tem sua característica marcante.

O final do livro deixou só um pouquinho, bem pouquinho mesmo, a desejar por acabar muito de repente. Mas acredito que o livro dois vai trazer grandes aventuras e nos mostrar novamente que Schwab sabe muito bem o que esta fazendo.
Resenha feita em parceria com o Grupo Editorial Record.

Você pode ler também

18 comentários:

  1. Eu já li esse livro e gostei bastante da premissa. Também achei que o final foi um pouco corrido, mas acredito que é porque o desenvolvimento vai ser maior na continuação. Estou curiosa sobre o que vem a seguir.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também imagino isso. Só quero ver como a autora vai prosseguir a história.
      bjs, bjs

      Excluir
  2. Eu vi uma resenha sobre esse livro recentemente e amei a premissa dele. Falando nisso, sua resenha está ótima e vou anotar sua opinião sobre a narrativa para comparar com minha opinião depois. Gosto muito de suspenses, apesar de não ser o gênero, falar de mortos sempre se torna algo com um pouquinho de suspense para mim.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A morte é algo que pode ser explorada de várias formas, por isso sempre é um mistério.
      Obrigada pelo elogio. Beijos

      Excluir
  3. Ah, eu já não achei que o livro tenha terminado de repente, como você disse. Na verdade gostei bastante de tudo! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, como vai?
    Não conhecia o livro, mas, gostei bastante da premissa, acrescentado a minha lista de leitura. Parabéns pela maravilhosa resenha. Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sofia
    Pode ser uma audácia mesmo da autora escrever sobre os mortos para esse público. Bom, gosto do enredo do livro, mas não sei se leria no momento. Uma pena que o final ficou um pouquinho a desejar, mas afinal, que bom que curtiu o livro.
    Quem sabe um dia me anime. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bem?
    esse livro parece ser muito bom mesmo, estou com muita vontade de ler. E acho legal a autora apresentar o tema Morte para os jovens, pois às vezes sinto que protegemos os jovens de hoje demais, e a morte é algo natural e, infelizmente, presente demais
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opinião. Sabe, as vezes eu acho que o que é passado para os jovens é: aproveite a vida que a curta e por isso estamos criando pessoas super ocupadas com menos de 20 anos. Devemos ir com calma pois não sabemos o que tem do outro lado, né não?
      beijoos

      Excluir
  7. Sofia, já faz muito tempo que eu vejo booktubers internacionais elogiando os livros de Victoria Schwab. Eu estava doida pra ler algo dela e torcendo pra que alguma editora resolvesse trazer os livros dela pra cá.
    Eu também estou com esse livro aqui e ele está nas minhas próximas leituras. Achei a premissa bem diferente e estou muito curiosa sobre a história.
    Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não me engano a Record publicou outro livro dela, só que com o pseudônimo V. E. Schwab. Não tenho tanta certeza.
      Espero que goste da leitura.

      Excluir
  8. Olá,

    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro que possui uma premissa maravilhosa e me deixou bem instigada. Pretendo ler essa obra em breve e prometo voltar aqui para trocarmos alguns comentários.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A Guardiã de Memórias era um super desejado meu, antes mesmo de ter sido lançado por aqui, e fiquei simplesmente maluca quando ganhei ele no mochilão da record, evento que teve aqui no Recife. Com certeza lerei, assim que tiver uma brechinha entre as leituras de parceria. Sua resenha ficou ótima e me deixou ainda mais empolgada, principalmente por ressaltar sobre a ótima descrição de personagens <3

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sofia!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa achei super interessante. Me pareceu um mistério com fantasia e são dois gêneros que gosto bastante. Esse já vai para a lista de desejados!

    Beijos,

    Rafa [ blog- Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. é, pelo que percebi, como um todo a leitura foi bacana, né??? sempre tem um ou outro detalhe que nos desagrada, mas é normal... já tinha ouvido falar desse livro mas não fiquei interessada em ler... peguei certo trauma com histórias em bibliotecas depois de ler Mr. Penumbra TT_TT
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Quando vi esse livro a capa e o título me chamaram atenção, até mesmo a premissa e a história da personagem, eu leria sem problemas. Bjs

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)