Resenha: O caderninho de desafios de Dash e Lily

23:36 Sofia Trindade 10 Comments


 O Caderninho de Desafios de Dash e Lily Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Ano: 2016 / Páginas: 256
Nota:

Sinopse: O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.




Resenha: Dash estava buscando um livro de seu autor favorito, na estante de sua livraria preferida, quando encontrou um caderninho de capa vermelha se destacando entre eles. Ao abrir o caderno Dash foi desafiado a resolver um pequeno enigma para descobrir quem era a autora por trás daquele caderno. Ao resolver o segredo, que foi fácil e um tanto constrangedor, Dash quis ir além. Quis mostrar que também sabia jogar e iria até o fim para embarcar naquela aventura.

Lily já não tinha esperança de que alguém perderia seu tempo resolvendo um enigma idiota, mas se surpreende ao receber a noticia por seu primo, Mark, de que alguém não só tinha resolvido o enigma como também tinha levado o caderno consigo. O resultado? Dois jovens que nunca se conheceram pessoalmente passam dias se desafiando e revesando o caderno entre si para ver onde tudo isso ia dar.

Como, ao que parece, eu era a única pessoa na face da Terra que nunca tinha lido um dos livros de David Levithan o livro acabou sendo um bom desafio para dar um pontapé inicial para conhecer o autor. De quebra acabei conhecendo também Rachel Cohn, que co-escreveu o livro em questão.
Quando solicitei o livro coloquei o problemático preconceito a frente e já chutei logo de cara que a história seria melosa, chata e fru fru de adolescente. Obviamente estava enganada pois devorei grande parte do livro em algumas horas.

No início a leitura foi algo incrível de se ler. Principalmente porque estava cansada de enredos pesados de fantasias e afins. Dash com sua doce arrogância me conquistou logo de cara e Lily com sua escandalily foi o que mais me identifiquei no livro todo.

O que me decepcionou mesmo foi quando o livro estava quase chegando no final. Algo muito estranho, sem noção e sem sentido aconteceu de repente e então todo o livro perdeu o sentido e a graça. Em algumas páginas eu precisava voltar para ver se havia perdido alguma coisa, pois o único sentimento que eu poderia nutrir naquele momento era: ué?

Tanto David quanto Rachel tem uma escrita muito agradável (mesmo que eu ainda não consiga identificar quem é quem escrevendo). Mesmo isso sendo um ponto muito positivo pra mim o livro conseguiu me decepcionar por parecer muito forçado, como se os autores decidissem desde o começo do livro que teria que ter aquele final, porque se ele fosse diferente uma horda de fãs iriam surgir revoltados pela internet. Então toda aquela sensação de estar lendo algo maravilhoso foi se destruindo e se tornando uma coisa que foi empurrada no leitor.

O livro é bom, tem uma profundidade legal, um enredo satisfatório e uma escrita dinâmica. Mesmo assim deixou muito a desejar em alguns quesitos, principalmente por ser meu primeiro contato. Pra quem já conhece os autores ou deseja ler algo pra relaxar e passar o tempo pode  ser uma boa pedida, porém talvez não seja uma leitura cem por cento marcante para quem está lendo.

Você pode ler também

10 comentários:

  1. Oiii Sofia, como vai?
    Menina preciso dizer que morro de vontade de realizar a leitura desse livro, parece realmente ser muito fofo <3 parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá. Já ouvi falar do livro e comentaram também que a escrita de ambos autores são tão parecidas que ninguém conseguia perceber quem escrevia e qual era a diferença. Mas eu gostei muito da premissa e fico aflita ao saber que poderia me decepcionar no meio da leitura, mas vou arriscar.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nada de nenhum dos dois autores, mas uma coisa que vejo muito o pessoal falar pela blogosfera é que a personagem de lily é insuportável. Sério, já li umas 10 resenhas falando isso. O que me desanima um pouco a ler por achar que não vou curtir a leitura. Mas como você disse que devorou grande parte do livro em poucas horas, vou dar uma chance a leitura.
    Espero gostar e não me decepcionar com esse final =[
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Já li um livro desse autor e gostei bastante.
    Achei bem legal o enredo, uma pena a história ter perdido um pouco o sentido :( É chato de mais quando isso acontece.
    Mesmo assim, pretendo ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie
    li o livro recentemente e achei uma graça, esperava um pouco mais porém foi uma leitura gostosa até pq é o David Levithan, muito legal sua dica e sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde a primeira resenha que lindezas livro eu já fiquei com vontade de lê-lo.
    Apesar desse acontecimento sem noção eu quero muito lê-lo, fiquei curiosa rsrs
    Beijos
    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sofia, o burburinho ao redor desse livro está me deixando até receosa de ler por agora.
    Nunca li nada dos autores e espero gostar.
    É uma pena que perto do final você não gostou tanto assim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Também li O CADERNINHO DE DESAFIOS DE DASH E LILY e achei fofinho no geral.
    A capa é uma graça e remete ao natal que eu adoro, como a Lily hehe.
    Eu ate que nao me decepcionei nao, realmente o livro da uma virada do nada, hahaha...mas ainda sim gostei de como fechou e tudo mais.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Achei a história bem fofa na verdade, no gênero juvenil eu indicaria a leitura para minhas sobrinhas, mesmo o livro tendo falhas em alguns momentos. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Já conheço a narrativa de David Levithan. É sempre uma delícia de ler. Adorei a resenha e seria uma leitura bacana pra fazer em meio de tantas obras "pesadas" que venho lendo.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)