Mini Debate: O preconceito com os cachos

18:51 Sofia Trindade 21 Comments



Oi Pessoal!
Como eu já disse uma vez aqui no blog, aos 16 anos descobri como é ser livre sem ligar para as opiniões alheias. E uma das formas de demonstrar minha liberdade, foi deixando meu cabelo curto e cacheado. Eu nunca tinha pensado em como as pessoas iam usar, minha pequena atitude, para simplesmente me atacar. Até que não me surpreendo muito com isso, até porque eu vivo rodeada de pessoas com a mente mais pequena que um caroço de azeitona. Mas o que mais me impressionou dessa situação toda, foi a falta de espelho de algumas pessoas. Eu não sei se um dia eles olharam ao redor e perceberam que todos, de certa forma, são exatamente iguais. Depois que decidi que queria voltar a usar meus cachos (eu usava o "prático" cablo liso), comecei a perceber que para todos os lados que eu olhava, só via meninas com os seus cabelos lambidos de tanta chapinha (que um dia, admito, já usei). Logo no começo, eu me senti muito estranha, por ser a quase única cacheada da minha escola. Mas depois, acabou que surgiu algumas meninas com o cabelo cacheado. Então achei que todos parariam de me olhar com aqueles olhos de fúria, do tipo que queriam dizer "Você não pode ser diferente". Mas como eu disse, achei que essa coisa pararia, mas não parou. Pelo contrario aumentou. Infelizmente, ou felizmente, eu tenho sido o alvo de piadinhas entre os meus colegas. Mas se acalme, eu digo felizmente, porque a cada piada eu me sinto mais livre. Não que meu objetivo seja ser uma piada, mas porque a cada piadinha sem graça eu me fortaleço nas coisas que estou buscando. Eu até que fico um pouco magoada, fazer o que não sou de ferro, mas quando eu me olho no espelho, eu me sinto melhor do que o normal. Eu sempre me impedia de fazer as coisas, com o medo dos autoritários iguais me julgarem.  Hoje eu me sinto mais do que livre. Me sinto especial. Minha família mais do que me apoia nessa nova faze, e posso até dizer que elas são minhas inspirações. Ter cachos para mim significa ter liberdade de assumir a forma como eu nasci. A escola, graças a Deus, é só uma etapa da minha vida. Sempre que eu saio para outros lugares e vejo várias mulheres de cabelos cacheados e curtos, eu me sinto um pássaro que saiu da gaiola (no meu caso, a gaiola é a escola). Piadas, são apenas piadas. E geralmente o palhaço que conta nunca olhou para si mesmo.
Eu realmente espero que as pessoas entendam que somos diferentes, assim como um dia eu também entendi. Não existe só o tal do cabelo liso. Existe o crespo, cacheado, ondulado e por ai vai.
Mas talvez um dia, essas pessoinhas que me atacam por trás, (detalhe eles não tem coragem de falar diretamente para mim. Só falam para seus grupinhos idiotas de ouvintes cegos e preconceituosos), percebam que ser igual é ser chato. Viver em um cubículo apertado, com todo mundo com o mesmo jeitinho medíocre e  falso, é extremamente chato.
E se você tem medo de se mostrar como realmente é, faça como eu e um monte de meninas da internet. Experimente a liberdade da diferença e eu garanto que nunca mais você vai querer se encaixar nos padrões falsos da falsa beleza industrializada.

"Quero ser livre. Quero apenas viver" (Macklemore & Ryan Lewis-White Walls )


E vocês? O que acham desses preconceitos com meninas com cabelos cacheados e diferentes?
Deixem sua opinião. 

Você pode ler também

21 comentários:

  1. Eu acho lindo cabelos enrolados, e não tenho preconceito com ninguém, pois Deus fez todos assim, a sua imagem e semelhança. Eu acho horrível ação destas pessoas que tem preconceito, são seres desumanos. Como você disse, (não praticamente isso), parece que nunca se olharam no espelho. Precisam de vergonha na cara, e como você, ter este pensamento frutífero.

    Aceita afiliação? nat-intensivaterapia.blogspot.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sofia! Que lindo que você assumiu os seus cachos e que usou a Merida para ilustrar! Acho cabelo cacheado bem bonito e até hoje nunca fiz nada no meu cabelo para n perder os pequenos cachinhos que eu tenho nas pontas! Nessa fase de escola, todo mundo quer ser igual para n ser diferente. Mas isso passa!
    Beijos e parabéns pela sua atitude! :D

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Demorei um pouco para me aceitar. Mas agora tudo mudou.

      Excluir
  3. Assumi o cacho a pouco tempo tbm e tenho a mesma idade que vc. Meus amigos e a parte mais próxima da minha família me incentivaram muito, porém, já ouvi musiquinhas preconceituosas na rua por causa do meu cabelo, pessoas da minha família diziam uma coisa na minha frente, mas nas minhas costas diziam outras e isso me abalou muito por um tempo.
    Mas é como vc escreveu, nunca me senti tão bem na minha vida, tão diferente, com auto-estima, tão eu!
    O que devemos fazer com essas pessoas? Balançar nossos cachos maravilhosos, mostrar que superamos e somos mais que padrões (:
    Adorei o seu texto, parabéns!
    Beijos~

    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Já me chamaram até de David Luiz, mas nem liguei. Estou amando meu novo cabelo.

      Excluir
  4. Não existe coisa mais perfeita do que amar a si mesmo. Fico feliz por você, de fato, se encontrar nos cachos.

    ResponderExcluir
  5. Meus cabelos sempre foram enrolados e sempre fui apelidada por isso.. Ainda na pré escola meu apelido era cabelo de miojo estragado. Mas nunca quis alisar. Na verdade, por medo do cabelo estragar... e aí ele foi ficando mais enrolado, mais enrolado... mas eu nunca estive na moda. Hoje em dia tenho amigas que desde os 12, 13 anos, alisavam o cabelo e hoje querem voltar ao enrolado natural...
    e pela primeira vez na vida: ESTOU NA MODA! HAHA
    Liberte-se, querida... e seja feliz. Alias, cachos nem dão tanto problema assim.. kkk


    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei muito para me tocar que sou capaz de cuidar dos meus cachos kkk por isso alisava. E pelo que eu vi na foto seus cabelos são lindos. Continue assim.

      Excluir
  6. nossa nada melhor do que poder se expressar,sair sem se preocupar com a chuva(por causa do cabelo)... eu amo ser cacheada e ainda estou em transição...parabéns flor por não ligar para as atitudes dos outros e isso te fazer sentir mais livre ...

    www.maniadecoque.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Sofia. Eu amooo cachos. Eu tinha, mas ai cai na onda de cortar bem curtinho e os fios alisaram. oh doh. mas fazer o que neh? A escola eh um saco as vezes, mas como vc mesmo disse, passa. e um dia quem fala de vc, vai qrer falar com vc. e sim, a maioria tem o cerebro menor q o caroço de uma azeitona, kkk
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bah guria, meu cabelo é caheado, e eu amo meus cachinhos, nunca fiz progressiva, apesar de que apenas uma escova é suficiente pra alisar meu cabelo.
    Uso da maneira que me sinto bem, se me acho bonita, e to cagando e andando pro que os outros pensam! Você faz bem em andar do jeito que se sente melhor.
    Bj da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  9. Eu amo meus cachos, mesmo quando eles não estão tão comportados assim. Com o tempo e a idade, você descobre sua identidade e para de ligar para a opinião alheia. E eles ainda vão te admirar por isso.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Caramba, você escreve muito bem! xd
    Graças a Deus nunca sofri nenhum preconceito por causa dos cachos, muito pelo contrário, muitas meninas até elogiam e dizem que queriam ter cabelos iguais. Sim, essas mesmo de "cabelo lambido". kkkkk

    Não se entristeça, tenha a certeza que a maior parte delas nem conseguem ter um cabelo igual ao seu e morrem de inveja porque você pode usar tanto de um jeito quanto de outro se quiser.

    Bjs :**
    Hayanne Deise Lins
    > Sentido Literário <

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Verdade o que você disse. Eu amo cachos. E realmente, não entendo o porque das pessoas quererem ter cabelos lisos só porque alguém disse que é mais bonito. Quando falam em ''progressivar'' meu cabelo, eu logo ignoro. AMO mais que tudo meus cachinhos loiros. Aprendi a lidar com eles. Já fiquei apaixonada pelos lisos, sim. E as vezes uso chapinha para diferenciar. Mas, não precisa ser uma regra ter cabelo liso.
    Ainda não sofri preconceito. Mas ''com alisamento seu cabelo seria melhor'' já escutei muitos. É bem chato.
    Abraços!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)