Resenha: Se eu ficar

21:46 Sofia Trindade 6 Comments

Se Eu FicarAutora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Amanda Moura

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha: Se eu ficar é o tipo de livro que nos faz refletir sobre muitas coisas da nossa vida e a forma que a autora usou para nos mostrar isso foi muito criativa, bonita e bem aceita pelos jovens leitores. Mesmo assim, como em vários livros, vemos alguns pontos que não nos agrada ou não chama nossa atenção ou a autora deixou a desejar. No caso, o que não me chamou a atenção foi o clichê romance entre Adam e Mia. No livro vemos o amor representado de várias formas: o amor entre casais, entre amigos, entre a família e o amor, que me deixou mais emocionada, entre irmãos. Esse sim, na minha opinião, é o tipo de amor que a autora deveria ter dado uma atenção maior. Talvez se essa pequena mudança tivesse acontecido o livro não teria aquele tipico romance conquistador de adolescentes apaixonadas. Adam pode até ter dado uma bela prova de amor, mas quando vemos o namoro deles antes dos fatos ocorridos vemos que é sim um romance clichê.  Mas tirando isso, a escrita da autora é bem leve e gostosa é um livro de ótima leitura, e bem fácil de acompanhar, principalmente porque foi dividido em duas partes: a vida de Mia antes e depois do acidente. Com uma tacada de mestre a autora termina o livro deixando uma dúvida angustiante que só é "esclarecida" no próximo livro. Não foi um livro tão maravilhoso e espetacular, ou um livro que me fez chorar litros, como vi algumas pessoas dizendo, mas foi um livro que me fez pensar um pouco no sentido da vida e como ela pode mudar de uma hora pra outra. Recomendo para quem quer relaxar um pouco ou ler um livro leve depois daquela leitura pesada.

Reconhecimento
Hoje, fiquei muito feliz pois o blog foi indicado e elogiado por outra blogueira. Ela fez um comentário muito fofo e fiquei extremamente satisfeita de ver que meu esforço tem dado certo. O comentário dela foi o seguinte: "É um blog literário e de opinião com estilo. Isso porque aborda temas literários de maneira crítica e objetiva, sem se limitar a resumir a história. Também aborda temas do dia a dia, como compras na internet, relação professor x aluno, com pitada de crítica construtiva. Enfim, é um blog que respeita e instiga a inteligência crítica do leitor.
Eu amei esse blog e super indico, pois nele tu vai encontrar amor, carinho, respeito pelo leitor e muita informação."
Como não ficar feliz com um comentário desse? Quem quiser conferir o blog dela é só clicar aqui.

Você pode ler também

6 comentários:

  1. Sobre o livro vejo muita gente falando bem e eu continuo na mesma sem vontade de ler, mas vc disse que é um leve e tals dai que fez acender uma luzinha haha
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flor! Tudo bom?
    Sempre que vejo o título do livro, fico com o coração na mão. Até o presente momento não tive a oportunidade de estar lendo o livro, mas com cada resenha já me sinto mais próxima da história. Meus olhos já ficaram marejados com o trailer do filme, e quando descobri que ela precisa escolher entre fica ou ir, tenho certeza que segurei a respiração, porque não consigo me imaginar no lugar dela e com uma decisão dessas nas minhas mãos, principalmente depois de conhecer alguém que amo. Mas vou anotar sua dica, de que essa história é o escape perfeito para a tensão de leituras passadas <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sofia! Eu to aguardando dia 8 pra comprar esse livro auhauahua
    Quero ler e depois assistir o filme!
    É tão bom quando reconhecem o esforço da gente de fazer um post legal neh? Acho que as pessoas pensam que a gente só vai lá no google aperta copiar e colar. Não é assim, da trabalho fazer um post legal, uma resenha bem elaborada. E Eu não me canso de dizer que adoro a maneira como tu bota o coração nas palavras, enquanto escreves uma resenha!
    O Co mentário foi mais que merecido!
    Te indiquei numa tag no meu blog!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  4. Tem muita gente se decepcionando com o livro, eu queria ler mas acabei me decepcionando e não sei se eu quero ler ou não, estou confusa haha

    ps: já estou seguindo :D

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  5. então, ainda não li, e nem tive a oportunidade de assistir, me falarão que é um horror outros me disseram que é ótimo, e você disse que é bom haushaus tipo metade de muro, nem ruim nem maravilhoso. Mas como voce disse, é uma leitura leve, e voltada mais para até pessoas que estão começando a ser leitores, por isso a nós que já lemos livros excepcionais ficamos sempre com aquelas críticas e tal haushaus, mas eu tentarei ler ele, vou ver se baixo em pdf mesmo, e se eu gostar compro o livro físico (pq claro, prefiro livros de verdade :3 )
    enfim gostei de sua resenha,é bom quando achamos livros que mesmo que, nao foram maravilhosos, mas podemos expressar algo bom deles, e claro, tirar um proveito e até lição de vida,no caso uma reflexão como voce mesma disse.

    ☆ visita se quiser ∞ inocentementeingenua.blogspot.com.br (◕‿◕✿)

    ResponderExcluir
  6. To louca para ler esse livro, gostei da resenha! :)

    www.anajuliatavares.com

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)