Resenha: Distopia

02:10 Sofia Trindade 17 Comments


Autora: Kate Willians (Parceira do blog)
Ano: 2015 Páginas: 243 (pdf)


Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...

Resenha: Distopia conta a história de um mundo que foi criado, ou recriado, depois de uma Grande Guerra. Mesmo tendo grandes mudanças vemos muitos assuntos que estão presentes no nosso mundo, como por exemplo: o machismo e as divisões de classes.
Kate tem uma escrita muito gostosa e cheia de técnica, o que só mostra que ela é uma ótima escritora, mesmo assim não consegui me sentir totalmente conectada ao livro e senti que faltava alguma coisa que até agora infelizmente não sei dizer o que é. É um livro muito bom e bem escrito, mas que deixou a desejar, ao meu ver, em alguns pontos: algumas vezes senti que a autora estava um pouco perdida em relação a mensagem que queria passar ao leitor e em algumas situações as coisas se misturavam, os personagens foram bem planejados mas algumas atitudes deles me deixava muito irritada como o ato de revirar os olhos a todo momento e as criticas feitas poderiam ser mais exploradas pois muitas vezes passavam muito rápido. Um dos pontos positivos do livro são as divisões dos capítulos que terminavam com interlúdios que nos mostrava  o passado dos personagens, achei essa parte muito legal pois ao mesmo tempo que íamos descobrindo o novo mundo íamos também vendo como ele foi feito. O fato de ter uma personagem feminina forte me agradou muito, mesmo assim não senti muita necessidade dela ter um par romântico naquele momento, pelo menos não por enquanto (isso foi um pequeno spoiler?). Algumas mudanças, muitas vezes repentinas, nos personagens poderiam ser mais abordadas principalmente a relação de pais e filhos.
Distopia é um livro que poderia ser mais explorado, e mesmo não tendo me agradado cem porcento não posso deixar de afirmar que a autora começou com o pé direito e que tem tudo para ser uma ótima história. Mesmo tendo algumas coisas que não me agradaram, não pude deixar de notar que Kate é muito talentosa e que com certeza vai melhorar muito sua forma de escrever. Minha torcida é que o segundo livro seja mais elaborado e que a escrita da autora continue contribuindo para os fatores positivos da história.

Nota:

Você pode ler também

17 comentários:

  1. Olá!

    Gostei da premissa do livro, mesmo você dizendo que a narrativa não foi tão elaborada. Enfim, vou anotar na minha lista!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já ouvi falarem muito desse livro, mas confesso que ele não chama muito minha atenção, não sou muito ligada a distopias, mas quem sabe mais para frente eu dou uma chance e vejo o que eu acho dele :D Parabéns pela resenha que ficou incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Detestei tanto os dois últimos livros da distopia Divergente que acabei pegando um pouco de aversão ao estilo.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pela resenha ele não parece ser tão distópico kkk mas sim uma forma um pouquinho exagerada (ou não) da nossa sociedade. Afinal, não vivemos num mundo onde crianças são treinadas para a guerra? O machismo não é um problema em todo lugar? Me interessei bastante pelo livro, pretendo ler.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser uma grande fã de distopias eu estou curiosa com esse livro, tenho visto muita gente falando bem e etc. Não sei se leria no momento, mas anotei a dica. Sua resenha ficou ótima, bem sincera e objetiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    estou com o livro aqui para ler também e agora me sinto um pouquinho desmotivada a lê-lo... juro que pensei que era algo épico... sei lá, acho que a premissa e capa que me chamaram a atenção... pena que faltou um pouco mais de elaboração na história.

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sofia, esse livro é o BUM do momento e acho que é a segunda resenha que leio sobre ele.
    Até parece ser bom, mas o fato de ser distopia já me deixa meio desinteressada.
    Por enquanto ele ainda não conseguiu me ganhar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oie Sofia!
    Eu até que estava animada para esse livro, mas depois de algumas resenhas, acabei abaixando um pouco a minha bola. A Autora parece meio perdida mesmo, pelo que andei lendo, mas o fato de ter pequenos trechos com o passado dos personagens é uma boa sacada!
    Tomara que a autora cresça e que o segundo livro nos ganhe!!
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Apesar da narrativa não ser tão elaborada, esse é um livro que chama a atenção, principalmente pelo fato da personagem feminina ser forte.
    Gostei de sua resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Estou muito curiosa para conhecer a trama, quero mesmo ler e ver o que eu acho. Pena saber que podia ser mais bem explorado. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Eu li algumas resenhas bem negativas desse livro que me desanimaram muito a leitura. Acho que os personagens não iriam me encantar tanto quanto eu estava esperando, mas ainda quero ver se posso dar uma chance para o livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. oi ^^
    pow quem não gosta de livros mais elaborados né? vamos torcer então p/ o segundo ser melhor.
    bom, eu não li esse, mas não sei se leria. boa parte da premissa chega até ser interessante, mas não me empolgou tanto a ponto de ler. por isso passo a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Por amar distopias e curtir a premissa/capa desse livro, sempre tive curiosidade para saber mais sobre ele. Apesar dos pontos negativos citados, me parece uma leitura interessante e continuo com vontade de conhecer essa narrativa. Sou muito apaixonada pela incrível capa dele.
    Beijos,
    https://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu estava esperando muito por essa resenha, e apesar de sua leitura não ter sido como imaginei, eu quero muito conhecer mais a fundo a escrita da Kate.
    Amei sua resenha, muito sincera e detalhada.
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Tudo bom?
    Como.adoro essa temática, vou dar a chance ao livro, mesmo tendo pontos que deixou a desejar.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Esse livro está rodando pela blogosfera né? Hoje em dia já tenho medo de ler distopias pois elas acabam se repentido bastante, e como você falou que é superficial nem vou tentar a leitura.

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)