Resenha: Marianas - A Civilização dos Sonhos

00:13 Sofia Trindade 23 Comments

"Marianas" A civilização dos sonhos.
Autor: E. Chérri Filho
Ano: 2016 / Páginas: 192
Editora: Giostri editora
Nota:

Sinopse: O extraordinário amor entre um homem e uma sereia nasce e enfrenta grandes dificuldades em meio à disputa de poder no fundo dos mares, numa civilização amiga cuja existência é negada ou escondida pelos livros de História. Jeremy e Licia operam um no outro grandes transformações de pensamentos e sentimentos, em razão do que vivem, inusitado, intenso e sincero. Embarque com eles nesta viagem da qual certamente você não voltará o mesmo.

Resenha: Jeremy sempre foi uma criança que acreditava em coisas que as pessoas diziam que não existia, e as sereias são uma delas.
Ao ter a chance de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, Jeremy, que agora já é um adulto, deixa tudo o que lhe restava para trás e embarca em uma viagem para provar que os seres que ele tanto acreditava realmente existem.


Nunca tive um contato com seres como sereias. Não um contato profundo que instigasse meu amor e curiosidade por elas. Ao me deparar com "Marianas" logo tive a sensação de que estaria entrando em um mundo que nunca habitei e por isso estava parcialmente ansiosa para isso.

Ter um mundo novo nas mãos e ler algo fora dos meus padrões de leitura pode, ou não, ser algo belo e agradável. A obra de E. Chérri Filho não facilitou muito meu contato com esse mundo.
No começo não há muito o que julgar, somos apresentados a história de Jeremy e aos poucos introduzidos no mundo dos Ariatas.

O modo como o enredo se desenvolve é rápido demais e algumas vezes confuso demais. Por ser minha primeira vez com seres como sereias gostaria de saber mais detalhes sobre elas, descobrir mais, me aprofundar mais, mas os detalhes dados as vezes eram simples e passavam despercebidos.

Posso dizer que a história não é bem o que eu achava que seria. Um romance entre um humano e uma sereia pode ser clichê, mas nesse livro ele não é o foco. O foco da obra se torna a guerra entre os Ariatas azuis e vermelhos em poucos capítulos e assim se prossegue até o final.

O livro tem muitas ideias boas que poderiam ser mais elaboradas e exploradas. Se isso tivesse ocorrido o enredo seria mais leve e organizado, sem ter várias coisas acontecendo ao mesmo tempo ou descontroladamente. Em algumas cenas o cenário mudava tão rápido que eu pensava que pulei alguma parte.A forma que o autor escolheu para narrar o livro acabou se tornando um pouco cansativa, mas uma novidade para mim.

Ao terminar o livro não sabia muito bem o que pensar. Licia e Jeremy tem uma história muito bonita que assim como o restante poderia ter um desenvolvimento melhor. O epílogo é muito bonito, mas deixa um pouco de curiosidade no ar, como se algo não fosse bem explicado... como se faltasse algo.

Um dos pontos que me agradou (e as vezes até me assustou um pouco) é que Chérri não se preocupa em narrar cenas fortes e isso faz com que o livro ganhe um ar mais forte de romance adulto e não um livro de sereias para adolescentes.

"Marianas" é um livro bom, mas que pode ser melhor. Pelo que vi o autor falando terá uma continuação e eu realmente espero que tenha uma estrelinha a mais me aguardando.

Você pode ler também

23 comentários:

  1. Sempre que vejo esse livro, lembro do conto da sereia no livro Mulheres que correm com os lobos. A parte de sua resenha sobre o romance, me confundiu um pouco, acho que não compreendi direito. ‘Um romance entre um humano e uma sereia pode ser clichê, mas nesse livro ele não é o foco, e isso, por incrível que pareça, me deixou um pouco incomodada, principalmente por se tratar de um romance.’ Pelo que compreendi o gênero é um Romance, mas não é um romance romântico, é isso? Se for, o gênero Romance não tem que por obrigação ser um romance romântico. Ou você falou de romance em outro sentido e eu estou embanando tudo? Pois a sinopse dá a entender que haverá um uma relação amorosa e uma guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nós duas embanamos tudo, Lili kkkkk
      Mas eu quis dizer que eu queria ver mais do amor dos dois e não da guerra... mas deu erro aqui. Sorry! kkkk
      bjs e obrigada pelo toque. Já editei lá.

      Excluir
  2. Quando vi o título do livro e a premissa fiquei curiosa, é difícil um livro que tenha como foco sereias, o autor tinha tudo para ter uma história boa, mesmo contendo os clichês. Os pontos que vc destacou é bom para que possa aperfeiçoar a obra. Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas me senti atraída pela capa, será o poder do canto das sereias? rsrs
    Gostei de conhecer mais um livro, não sei se é o momento, mas certamente darei a chance pra ele.
    Abraço
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Este é um livro que está na minha lista de desejados <3 quero realmente muito ler e acho interessante a sinopse do mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sofia
    Uma narrativa boa tem que ter um melhor desenvolvimento da trama e personagens, quando as cenas pulam assim tao rápido geralmente não me agradaram. Nunca ouvi falar neste livro, e acho que até hoje não li nada com sereias, mas gostaria um dia. Ainda não sei se leria este livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hi baby, tudo bem? adorei a resenha, apesar de não conhecer o livro e nem muito as sereias, claro que já vi desenhos e filmes com elas mas cada um é diferente e acho que se eu ler esse livro também vou ficar incomodada com o fato de que o autor não introduz muito bem esses seres! não sei porque mas eu lembrei de Piratas do Caribe, o navegando em águas misteriosas por justamente ter um romance entre um humano e uma sereia hehe
    parabéns pela resenha! :)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei a temática do livro. Gostei muito da honestidade de sua resenha. Uma temática bora precisa ser melhor aproveitada.Torcendo pra sequência ser melhor e dar um empurrãozinho na minha vontade de lê-lo.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ae pessoal. Bm vamos explicar alguns p0ntos; 1- Existem pessoas que amam detalhes em livros. Um livro sobre sereias e sendo o primeir de uma trilogia, temos que tomar cuidado. Se esticasse a largatixa poderia cansar leitor que ainda não tem familiaridade com o tema. Outras gostam de movimento como em outras resenhas que deram 5 por isso. Penso que um livro nde vc tem que sair da zona de conforto já corremos riscos. ok? E romance entre um peixe e um homem nao pode ser igual ao Nickolas Spark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cherri.
      Discordo e muito do que você disse "Um livro sobre sereias e sendo o primeir de uma trilogia, temos que tomar cuidado", já li diversas séries e sempre no primeiro livro os autores colocam detalhes apresentando seu mundo com uma maestria maravilhosa que me encanta. Tudo bem que você não queria por muita coisa, mas o livro carece de mais detalhes e cenas mais elaboradas. Uma das coisas que notei é que em determinados momentos, quando havia uma troca de ambiente, não dava pra saber como o corpo das sereias reagia aquele local... Um livro de romance entre um homem e uma sereia não pode, e talvez não deve, ser igual aos livros do Spark, mas isso não quer dizer que não possa ter a química do mesmo.
      Beijos e obrigada pela oportunidade de ter lido sua obra.

      Excluir
  9. E a tendencia dos leitores é de critica inconsciente ao iniciar a leitura, até pelo que falei. o Tema é pouco usual. esperasse que o livro venha a mudar o que nunca fora criado no leitor. Ex. Romances normais e usuais é fácil um comparativo, mas nesse caso, ao contrário, tudo é novo. E por ser novo, cria dificuldades natural na zona de conforto. Obrigado e vou usar as dicas.. :)

    ResponderExcluir
  10. Oie
    uau, que legal a capa, não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa depois de ler sua resenha e vou tentar saber mais sobre

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia, adorei a capa e a premissa parece ser muito interessante, já fazia muito tempo que eu não via um livro cujo as personagens são sereias. Legal!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei muito do enredo do livro e da sua premissa, mesmo com as suas partes negativas, fiquei muito interessa em saber mais sobre ele. Adoro os mitos das sereias e todo o mistério envolvido, normalmente com tons melancólicos.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o livro até então, mas eu gostei do enredo e gostei da sinopse. Existem poucos livros que falam sobre sereis e o povo do mar, então é bom quando um autor se aventura no universo e trás algo novo.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gosto de fantasia que envolvem sereias e a capa + título desse livro me chamaram a atenção. O fato do autor de corrido com partes do enredo pode ser pq tentou fazer um enredo mais sério, menos voltado para o público juvenil. Mas só posso confirmar lendo. Bom texto o seu! Ficou bem explicativo!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  15. Hey,
    O tema sereias nunca me chama muito a atenção e dessa vez não foi diferente. Não me interessei pelo livro, ainda mais ele sendo tão confuso e deixando de se aprofundar em pontos que seriam interessantes para o leitor. O livro não é pra mim mesmo.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Apesar de as sereias estarem presentes em vários livros e filmes, acho que nunca li nada que focasse nesses seres. Creio que A pequena sereia tenha sido a única obra protagonizada por uma que eu já vi, rs.
    Gostei de saber que o livro não foca no romance, e sim na guerra.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, esse é um livro que tenho certa curiosidade em ler, já que gosto de tramas que envolvam sereias e outras coisas relacionadas ao mar. Parabéns por sua sinceridade na resenha, sendo um primeiro livro creio que haja espaço para um aprimoramento da escrita do autor ao longo dos próximos.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Sofia, eu já li alguns livros que trazem sereias e acho elas super interessantes, uma pena que o autor tenha passado um pouco rápido e não detalhados mais elas, mas mesmo com os pontos negativos que você indicou acabei ficando um pouco curiosa para lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Oi! Um livro sobre sereias é novidade par mim, nunca li nada do tipo. E pelas suas observações, acho que me decepcionaria com este. É uma pena. Parabéns pela resenha. Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    Gostei da história desse livro e achei ela bem interessante. Um romance entre um homem e uma sereia, é bem diferente dos habituais mais que desperta uma certa curiosidade.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Livros sobre sereias é tão <3
    está na minha lista do skoob

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)