Minha primeira vez na Bienal do Livro em São Paulo (03/09/16)

01:42 Sofia Trindade 20 Comments


Eu na Bienal-Fórmula do AmorUm dos maiores sonhos da minha vida era ir na Bienal. Por crescer ouvindo o relato da minha prima que já tinha ido, conhecer a Bienal era uma daquelas metas da vida que ganhou uma prioridade quando comecei a ler. Esse ano fiz um breve planejamento e me esforcei ao máximo para ir. Só pude ir no último sábado do evento e eis que trago minhas considerações para vocês.

Cada edição que passava da Bienal eu lia posts de blogueiros para conseguir ter uma noção básica do que fazer e do que não fazer quando fosse. Há cada ano as coisas mudam, então a minha experiência foi muito diferente da experiência da minha prima há anos atrás.

Deixei para ir no penúltimo dia, pois minha mãe também queria ir e acabou que ela só ficou meia hora e depois foi embora, acontece. No metrô Tietê e Barra Funda tinha ônibus que levava os passageiros direto para a Bienal, mas no último sábado demorei uns 40 minutos para conseguir pegá-lo devido a fila. Normal, já esperava isso por ter escolhido ir no final. A compra do ingresso foi bem mais rápida do que imaginei e ainda pude ficar com parte dele para guardar de lembrança.

Uma coisa que percebi estando lá é que o evento pode trazer três níveis de emoções: Extraordinária, Adorável e Muito legal, (isso se sua emoção não variar).
Extraordinária: se você vai conhecer aquele autor favorito, pegar autógrafos, conhecer pessoas que conversa somente pela internet e, claro, comprar aquela pilha de livros.
Adorável: se você pretende fazer tudo que citei e ainda curtir as programações culturais que alguns estandes oferecem.
Muito legal: se você quer apenas conhecer o evento e se programar melhor para curtir em outras oportunidades.

No meu caso foi somente muito legal. Desde que anunciaram os autores que estariam presentes desanimei um pouco para ir, por não ter nenhum que eu gostasse ou me interessasse pelo livro. Tudo bem, sei que tem outras coisas para se fazer lá.

Em alguns relatos pela web li que os preços dos livros não compensam, então tirei um pouco o foco e comprar livros da minha mente, mas acabou que encontrei livros que eu gostaria de ler por até 25 reais e decidi levar. Ao todo consegui comprar cinco livros nessa faixa de preço e fiquei satisfeita.

Falar de Bienal é falar de andar. Se você quer conhecer tudo tem que andar muito e ter paciência com locais mais lotados e muita fila. Isso não me abalou porque depois de um tempo indo em eventos literários as filas são só mais um momento pra tu bater aquele papo com outros leitores.

Lugares que visitei:
Visitei poucos estandes porque não estava acostumada com o local e fiquei andando que nem uma barata tonta dando voltas e voltas no mesmo espaço, porém os poucos que visitei senti uma diferença enorme, desde preços ao tratamento de quem trabalhava no local com os clientes.

As Lojas Americanas foi um exemplo de preço bom, comprei três livros lá e o terceiro saiu de graça. Levei em consideração comprar na internet, mas me lembrei do frete e da demora de entregar, então vi vantagens em comprar lá mesmo.
Grupo Editorial Record Bienal 2016-Fórmula do Amor
Visitei o Grupo Editorial Record e fiz a burrada de não comprar um livro que eu queria ler que estava barato. Da próxima me matarei se fizer isso. Meu objetivo nesse estande foi acompanhar minha amiga que queria pegar um autógrafo com a Pam Gonçalves. Ela estava sem senha, mas mesmo assim os organizadores e a Pam deram uma chance e ela pode pegar o autógrafo e tirar uma foto. Mandaram bem GER.
Rocco na Bienal-Fórmula do Amor
A Rocco na minha opinião foi uma editora que deu alguns closes errados. Primeiramente os preços dos livros estavam horríveis e quem foi esperando um desconto nos livros de HP tirou o cavalinho da chuva. O estande tinha uma decoração da saga e quem quisesse tirar foto na plataforma 9 3/4 poderia. O problema foi que em um momento eles fecharam a fila e como eu havia acabado de chegar entrei na fila sem saber e fui tratada com a maior grosseria do mundo. Inclusive minha mãe ficou bem xocada e quase brigou com o homem. Depois relatei o caso por alto para minha amiga e uma menina que ouviu a conversa acenou para mim um positivo e me contou que também foi tratada mal. Entendo o esforço deles para agradar todo mundo, mas montar uma estrutura linda dessa e não conseguir tratar bem os fãs que querem tirar foto é complicado.

Estande Aleph - Fórmula do Amor
Todos meus corações foram para a Aleph. Fiquei lá só cinco minutos, no máximo, e fui tratada como uma linda rainha. Não sabe do que se trata o livro? O funcionário te explica tudo e ainda te indica outras leituras. Achou o livro caro? O funcionário te mostra uma edição mais barata e tu acaba levando. Teve também Stormtroopers na porta deles e a quantidade de gente que juntou pra tirar foto com eles foi absurda. Nem consegui tirar :(

Dicas para quem vai pela primeira vez:
  • Leve comida de casa. Lá tava tudo caro.
  • Vá com sapato baixo. Como eu disse a gente acaba andando demais.
  • Vá também com roupas mais leves e se for de vestido use algo por baixo, lá faz muito calor então talvez isso pode causar uma assadura no final.
  • Chegue cedo e se possível não vá nos últimos dias como eu fui. Fica tudo lotado e mais complicado.
  • É muito fácil se perder por lá, então, pais, segurem bem a mão das crianças. 
  • Se puder leve um celular para poder ligar para seu acompanhante. Nunca vi uma pessoa ligar tanto para a mãe como eu liguei nesse dia.

Livros que comprei:
Encerrando esse post imenso decidi mostrar minhas compras. Tive que me controlar algumas vezes para não gastar toda a grana que levei.
Fórmula do Amor

Vingadores: Todos querem dominar o mundo, A morte do Capitão América, Beco da ilusão, Laranja mecânica e O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.

Bom, é isso pessoal. Espero que vocês tenham gostado do post. Me contem nos comentários como foi a experiência de vocês nessa ou em outras edições. Beijos

Você pode ler também

20 comentários:

  1. Que legal! Eu já fui à Bienal umas duas ou três vezes se não me engano, só que era a daqui do Rio! Você é uma fofaa!

    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sofia, como vai?
    Que coisa mais linda essa bienal que tu participastes, imagino a felicidade que deve ter sido, percebi que tu aproveitou bastante, espero que possa ir em outros anos também e contar para nós.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Faz muito tempo que fui à Bienal e foi com excursão de escola, então era bem rápido e não dava para fazer muita coisa.
    Uma pena que você foi tratada mal e realmente concordo que não adianta nada ter uma estrutura maravilhosa e o tratamento interpessoal não seguirá o mesmo padrão.
    Uma pena que os livros estavam caros, vi muita gente reclamando disso.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passeio de escola é bem rápido mesmo.
      Psé, cenário não é tudo :/
      beijos

      Excluir
  4. Hey, Sofia!

    A Bienal é mesmo um mundo à parte, né?
    Se pudesse, passaria o resto dos meus dias num evento como aquele... rs.
    Infelizmente eu não pude ir neste ano, fiquei muito triste. :(
    A Rocco sempre cobra os rins mesmo pelo livro, em qualquer lugar. Todos os livros dela são caríssimos!
    E você ainda fez uma compra boa!

    Espero que você tenha gostado da experiência. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu vou em todas as edições que fazem aqui no RJ, desde pequena xD
    Eu sempre vou preparada para andar horrores e não comer por lá (é sempre caríssimo), levo de casa mesmo. Não vou em finais de semana porque fica impossível de conseguir ver tudo. Eu sempre acabo achando livros que eu quero muito naqueles estandes que vendem tudo por 10 e 5 reais <3
    Uma pena que os funcionários do estande da Rocco tenham feito isso =/ Vão ter que rever a galera que colocam para trabalhar por lá, porque né...
    Gostei das tuas compras! Espero que você vá em outras edições e se divirta ainda mais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão mesmo, eu fiquei bem decepcionada.
      Dá próxima tentarei ir em outro dia, porque nos últimos realmente não dá.
      beijooos

      Excluir
  6. Olá, Sofia.
    Nas experiências que eu tive em minhas duas últimas bienais, a Rocco sempre é o stand que coloca livros mais caros, dei sorte ano passado de encontrar um livro por 20 reais, mas só pq eu queria pegar o autografo da Sophia Abrahão e da e no final acabei não conseguindo. Mas eles sempre fazem cenários maravilhosos.
    Eu sempre acabo indo mais no stand da Novo Conceito, que além de alguns livros estarem com um preço legal, eles dão muitos brindes e da Intrínseca, que eu encontro livros extremamente baratos (da última vez sai com uns 10 de lá).
    Tô muito ansiosa para a Bienal do ano que vem. Espero que tenha alguma melhorias. Fico feliz por você ter ido, espero que na próxima tenha uma experiência melhor.

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu me esqueci totalmente da NC :( Intrínseca aqui tmb tava com uns precinhos altos.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Linda que bom que aproveitou bastante, eu amo ir nas Bienais de livros, pena que a gente não se viu. As fotos ficaram lindas, Bjkas.

    ResponderExcluir
  8. Seria meu sonho? Estou desde 2014 querendo ir na Bienal de SP e a pobreza não deixando. Espero que eu consiga ir nas próximas. Gostei muuuuito das suas impressões. Vou levar em consideração caso meu sonho de ir na Bienal também se realize.

    ResponderExcluir
  9. Oie Sofi!

    A Bienal rendeu não é mesmo? Menina eu nunca fui a uma. Acredito que minha maior dificuldade é a distância mesmo sabe? É um mundo de livro, autores e lançamentos inigualáveis. Meus Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sonho: ir a Bienal, esse ano infelizmente não pude ir mais uma vez, porem farei de tudo para ir no ano que vem, nos 10 dias, e lhe garanto não e só no final que fica uma loucura, são TODOS os dias. kkkk

    ResponderExcluir
  11. Chorei! Quero muito ir na próxima biebal. Mas é muito complicado, sou de Brasília... ai já viu né
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Eu morro de vontade de ir na Bienal, sempre ouço muita gente falando bem e quero tanto irrrr. Mas confesso que essa vontade diminui um pouco porque eu nao sou fã de locais muito lotados, engarrafamentos ou transportes mt cheios, filas e tudo mais, sabe? Aí acabo sempre desanimando de ir. Mas quando tiver no Rio vou fazer um esforço e ir, pelo menos para ter minha experiência e ver se vale ou não a pena ir. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  13. Oieee!
    Também foi a minha primeira vez na Bienal de SP, fiquei 10 dias e morri de tanto andar hahaha.
    Amei tudo e clarooo que vou de novo daqui a 2 anos.
    Legal que vc gostou e amei as fotos.

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Que ótima experiência para uma primeira vez, apesar dos percalços. Ainda não tive essa oportunidade, mas já está na minha meta de coisas para se fazer em vida. Ótimas dicas as suas, e sempre é bom ver postagens agir para tentar se programar ao máximo. Parabéns pelas aquisições.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oi Sofia.
    Que bom que você pode ir na bienal. É uma experiência única! <3
    Fui uma unica vez em 2014 com uma excursão da escola da minha prima e foi maravilhoso. Eu praticamente não consegui entrar em estandes grandes, os unicos que eu fui foi no da LeYa comprar livros do George Martin e tirar foto no trono de ferro. Basicamente tirei o dia para conhecer novos autores e livros nacionais: fui conhecer a Renata Ventura, o Walter Tierno e a Veridiana Maenaka, que eu conhecia pelo facebook, comprei livros novos deles! E conheci muitos autores incríveis e estandes que nunca tinha ouvido falar mas que são maravilhosos. Conheci a Simone O. Marques que se tornou uma das minhas autoras favoritas e hoje em dia tenho vários livros dela. ^^
    Quem sabe algum ano eu consiga voltar.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sofia, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei louca com as fotos da Rocco, esse era o lugar que eu mais gostaria de ter visitado. Que pena que foi justamente o local onde lhe trataram mal. Estou torcendo para que na próxima você se divirta e consiga curtir mais, aproveitar mais. Gostei muito das suas dicas, eu só fui em duas Bienais e como você, sai assistindo a vídeos e entrando em blogs atrás de dicas e elas valeram muito para mim. Por isso, achei generoso da sua parte compartilhar sua experiência e dar suas dicas também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)