Resenha: Coração de Tinta

19:33 Sofia Trindade 6 Comments


 Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia. das Letras
ISBN: 9788535907728
Ano: 2006
Páginas: 456
Tradutor: Sonali Bertuol



Sinopse :Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Resenha:"Coração de tinta", é o tipo de livro que esbanja criatividade. Quem já viu o filme,ou pelo menos um pouco dele, sabe do que estamos falando. A autora escolheu uma forma criativa e única para fazer seus livros. Quem nunca teve vontade de tirar seu personagem favorito de um livro? Talvez essa seja a ideia que toda criança tem quando lê um livro de heróis ou princesas. Tornar a ficção em realidade era um coisa que eu nunca imaginava que veria em um livro. Estava absolutamente errada. "Coração de Tinta" é a prova de que não são é só as crianças que querem que seus personagens sejam reis. Cornelia, fez uma obra para todas as idades e todos os gostos. Sem preconceitos ou ideias de que só os pequeninos devem usar a imaginação. Pois o próprio livro faz com que todos usem a imaginação.
O livro tem de tudo um pouco. E nos passa valores que deveríamos levar para toda nossa vida. Como por exemplo: o amor e a união de uma família, mesmo sua vida ter virado um caos. A esperança, que nunca devemos abandonar e a persistência que devemos ter, quando tudo parece dar errado.
O começo do livro é muito empolgante. E impossível parar de ler. A escrita de Cornelia é de deixar qualquer um de boca aberta e sempre estamos curiosos para saber o que irá acontecer na próxima página. E a cada capítulo, temos um suspense de tirar o folego. Mesmo assim, acho que a autora se perdeu um pouco na historia e acabou deixando o final do livro um pouco cansativo.
Apesar de não ter achado o final tão surpreendente como esperava, mesmo isso não sendo motivo para estragar a magia e criatividade do livro,  recomendo o livro para todos. Principalmente para os sonhadores de plantão. Quem espera um livro criativo e cheio de aventuras, esse com certeza é o livro certo.

Você pode ler também

6 comentários:

  1. Amei a resenha, sempre tive vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. É um tipo de livro que ou você gosta ou você odeia. Eu fiquei no meio termo auhauhuha
    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, eu tô com ele aqui em casa há uns 6 meses mais ou menos, peguei da minha amiga e nunca mais devolvi :o Mas eu avisei ela que demoraria para poder ler graças á escola ^^

    https://www.youtube.com/watch?v=BPg6vcce4JA

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro e tô com ele aqui em casa faz um tempão já, peguei emprestado da minha amiga e nunca devolvi DD:
    Mas avisei ela que demoraria para poder ler por causa da escola ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse livro tão lindo, a capa é tão caprichada, pena que capricham no precinho também né )): SDDS dinheiro! rs
    Só assisti o filme, mas espero poder ler logo!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, sempre quis ler uma resenha objetiva desse livro, tenho muita vontade de ler mas ainda estou intimidada sabe? hahaha vale a pena comprar a trilogia? a leitura flui?

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)